Após seis capítulos com altos e baixos, o final de Ms. Marvel conclui a introdução de Kamala ao mundo dos super-heróis da Marvel Studios, mas também traça um caminho inesperado dela dentro do MCU. Um caminho que aparentemente inclui mutantes e a Capitã Marvel de Brie Larson. Mas será mesmo que a origem de seus poderes faz sentido? Vamos explicar tudo!
Leia também: Entenda a cena pós-créditos de Ms. Marvel!
[CUIDADO COM SPOILERS]
O que acontece no final de Ms. Marvel?
Desde que Kamala Khan resolveu a crise clandestina, o final de Ms. Marvel é menos um último capítulo climático e mais “arrumação” cheia de ação, já que quase todos os fios remanescentes são amarrados. Ao retornar de sua aventura de mudança de vida no Paquistão, Kamala orgulhosamente anuncia seu status de super-heroína para familiares e amigos… mesmo que a maioria deles já soubesse. Ela rapidamente descobre como o trabalho de um herói é complicado, pois, continuando o cliffhanger do episódio 5, a Controle de Danos está caçando Kamran e Bruno.
Kamala e seus aliados se reúnem em sua escola (o melhor lugar para estar se sua batalha estiver acontecendo em um fim de semana) e atrasar os agentes de controle de danos até que Kamran consiga escapar. Tanto literal quanto figurativamente, Kamala faz o trabalho pesado nesta luta, mas, é claro, o Controle de Danos também está atrás dela. Em uma demonstração de solidariedade, a comunidade local protege sua heroína da prisão e Kamala escapa na noite, livre para socar os inimigos com seus punhos maciços. Ela se torna a simpática Nightlight do bairro de Nova Jersey.
Os dois maiores spoilers do final de Ms. Marvel vêm nos momentos finais do final. Bruno, um tanto convenientemente, deu outra olhada na amostra de DNA de Kamala, chegando à conclusão de que ela é, de fato, uma mutante. Se uma conexão com os X-Men não fosse suficiente, Kamala Khan volta para casa depois de um longo dia de trabalhos escolares e super-heróis para encontrar sua pulseira brilhando estranhamente. Em um instante, Kamala troca de lugar com sua ídolo, Carol Danvers, a Capitã Marvel.
A origem do nome
O final da Ms. Marvel dá a Kamala uma reforma de super-herói, transformando-a de Nightlight em Ms. Marvel propriamente dita. Até agora, a heroína do MCU de Iman Vellani se deu bem com um cosplay (reconhecidamente impressionante) e uma máscara de olho feita por Bruno, mas graças a sua mãe, Kamala agora possui uma roupa adequada repleta de conexões significativas. O conjunto colorido foi feito à mão no Paquistão, permitindo que Kamala representasse sua comunidade toda vez que o vestisse. O lenço vermelho e a túnica azul incorporam a ligação de Kamala com as Adagas Vermelhas e como eles a ajudaram durante um período de crise. Finalmente, Muneeba usou o colar quebrado de sua filha do episódio 5 como o logotipo de super-herói. O símbolo em forma de parafuso estampado no torso de Kamala deriva literalmente de seu próprio nome.
Que Muneeba deve ser a única a conceder a Kamala seu traje no final de Ms. Marvel é profundamente significativo. De volta ao episódio 1, Muneeba estremeceu com o mero pensamento de sua filha vestindo cosplay em público, então esse presente incrível representa um verdadeiro sinal de aceitação materna.
Para não ficar de fora, o pai de Kamala, Yusuf, também faz uma grande contribuição para moldar a identidade de super-herói de sua filha. Ele revela que a origem do nome de Kamala é “Marvel”, antes de descrevê-la como sua própria “Ms. Marvel”. O olhar no rosto de Kamala confirma que ela finalmente encontrou um substituto para “Nightlight”, e o nome traz mais relevância ao seu logotipo.
Kamran será o vilão?
A Marvel deixa o destino de Kamran deliberadamente vago, mas pelo menos deixa algumas pistas vitais. Quando o final de Ms. Marvel começa, Kamran é um protagonista, abandonado por sua mãe e lutando para controlar os novos poderes que ela concedeu a ele antes de morrer. Kamala quer ajudar seu amigo/paixão, e a sequência de luta do episódio é inteiramente centrada em salvar Kamran do Controle de Danos. Já trabalhando com habilidades problemáticas e uma unidade militar do governo fazendo o possível para capturá-lo, Kamran fica um pouco desequilibrado ao saber que sua mãe morreu. A batalha final de Kamran se torna cada vez mais implacável contra os agentes inimigos, forçando Kamala a intervir.
Ou talvez não. Depois que Kamala implora para que ele se retire, Kamran foge para o Paquistão, e o final de Ms. Marvel o mostra encontrando Kareem no QG dos Adagas Vermelhas. Sua breve interação parece amigável o suficiente, sugerindo que Kamran agora poderia treinar para se tornar um deles – ou pelo menos um aliado deles – antes de futuras aparições no MCU. Mesmo que Kamran e Kareen acabem se unindo por causa de seu amor compartilhado por Kamala Khan, no entanto, a Marvel plantou firmemente as sementes para o personagem se tornar um vilão no futuro.
Então, Kamala Khan é mutante agora?
Resposta curta? Sim. Como Ms. Marvel explicou anteriormente, os poderes de Kamala foram ativados por seu DNA clandestino entrando em contato com a misteriosa pulseira Noor. No entanto, a Marvel também deixou claro que Kamala era de alguma forma diferente de seus ancestrais – especial, única e mais poderosa. Bruno finalmente descobre o porquê no final de Ms. Marvel, citando uma “mutação” nos genes de Kamala. Como se o uso muito deliberado da palavra “mutação” não fosse suficiente, a trilha sonora traz algumas notas daquele tema clássico da série animada dos X-Men, quase confirmando que Kamala Khan é uma mutante.
Desnecessário será dizer que a chocante revelação mutante da Ms. Marvel terá ramificações maciças em todo o MCU – mas exatamente quais são essas ramificações ainda não foram vistas. A revelação pode provar que o gene mutante já existe secretamente dentro da população da Terra-616, mas algum tipo de gatilho é necessário para ativá-lo. O despertar de Kamala pode até fornecer a faísca para que outros mutantes apareçam. Qualquer que seja a direção que a ciência da Marvel tome daqui, Kamala Khan é aparentemente a primeira mutante confirmada no universo principal do MCU depois que o Professor X de Patrick Stewart estreou em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Enquanto a participação especial de Charles Xavier emprestou a mesma música-tema icônica, a Marvel vai ainda mais ao usar o termo “mutação”. Kamala descarta essa descoberta histórica como “apenas mais um rótulo”, mas a mensagem da Marvel é perfeitamente clara: os X-Men estão chegando.
Sobre a série
“Ms. Marvel” é uma nova série original, que apresenta Kamala Khan, uma adolescente muçulmana americana que cresce em Jersey City. Jogadora ávida e escritora voraz de fanfics, Kamala é uma mega fã de super-heróis com uma imaginação enorme – principalmente quando se trata de Capitã Marvel. No entanto, Kamala sente que não se encaixa na escola e às vezes até em casa – isto é, até obter superpoderes como os heróis que ela sempre admirou.
A atri Iman Vellani estrela como Kamala Khan, também conhecida como Ms. Marvel. O elenco também inclui Aramis Knight, Saagar Shaikh, Rish Shah, Zenobia Shroff, Mohan Kapur, Matt Lintz, Yasmeen Fletcher, Laith Nakli, Azhar Usman, Travina Springer e Nimra Bucha.
Os episódios de “Ms. Marvel” são dirigidos por Adil El Arbi & Bilall Fallah, Meera Menon e Sharmeen Obaid-Chinoy. Kevin Feige, Louis D’Esposito, Victoria Alonso e Bisha K. Ali são os produtores executivos, e Sana Amanat e Trevor Waterson os produtores co-executivos. Já o roteiro também fica por conta de Bisha K. Ali.
Ms. Marvel já está disponível no Disney+.
Leia também: Ms. Marvel | Conheça os personagens da nova série da Marvel
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.