A quarta temporada da série de ficção científica da HBO ‘Westworld‘ gira em torno de Christina, uma escritora de jogos que encontra um homem chamado Peter Myers. Peter confronta Christina e a acusa de “controlar” e “prever” sua vida através das histórias que ela havia escrito no passado. Mesmo que ela o rejeite dizendo que os jogos não podem ser reais, Christina finalmente percebe que Peter estava certo sobre o mesmo.
Christina volta ao enredo específico que ela havia escrito após o suicídio dele. A percepção faz ela levar a sério as palavras de Peter e ela fica presa com uma referência a uma “Torre”. Como Cristina se depara com várias referências à Torre, deve-se estar se perguntando sobre seu significado. Vamos compartilhar o que achamos que seja!
ALERTA DE SPOILERS!
Qual é o significado da torre?
Durante o primeiro encontro de Peter e Christina, ele diz a ela que a “Torre” é real, embora Christina não saiba nada sobre a mesma. Peter acrescenta a ela que ele primeiro pensou que sua vida era controlada pela Torre, apenas para perceber que era Christina. No segundo episódio da quarta temporada, Christina se depara com um sem-teto que desenha a Torre. Quando ela vai para a instituição mental de Peter, ela vê vários esboços da Torre também. Naturalmente, junto com Christina, os telespectadores devem estar se perguntando o que o estabelecimento realmente representa.
De acordo com a co-criadora Lisa Joy, as referências à Torre são apenas “o delírio” de Peter e um sem-teto. Quando questionada sobre o estabelecimento em uma entrevista, Joy apenas respondeu que não tem ideia sobre isso. No entanto, as referências repetidas indicam que tem um papel importante a desempenhar na narrativa da quarta temporada. Considerando que mesmo certos postes de iluminação na cidade de Nova York de Christina se assemelham à Torre, é certo que ela está conectada com o local de uma forma ou de outra.
A totalidade da cidade de Nova York de Christina pode ser um parque de diversões como o Westworld, com a Torre como coração ou núcleo. A Delos, sob a liderança da versão anfitriã de Charlotte Hale, deve estar operando o parque para ver quão bem humanos e anfitriões podem coexistir. No Westworld e em outros parques, os humanos sabiam que as pessoas ao seu redor eram anfitriões, o que torna impossível descobrir como as duas espécies podem coexistir. No entanto, se os humanos e os anfitriões coabitarem sem conhecer a última espécie, isso pode ajudar Hale a descobrir as chances de sua sobrevivência juntos.
Considerando que a parte superior da Torre possui redes que lembram o material usado para criar os anfitriões, o estabelecimento pode ser um sistema de IA que controla os anfitriões na cidade. Peter pode ter adquirido consciência sobre sua realidade e existência como anfitrião quando se deparou com o jogo de Christina. Sua dúvida inicial sobre a Torre controlar sua vida explica como pode ser um sistema de IA. A produtora de jogos onde Christina trabalha, Olympiad Entertainment, pode ser apenas uma fachada para a obtenção de enredos para conceber os apresentadores e suas respectivas narrativas, o que explica como seu enredo fictício se tornou a realidade de Peter.
Se Hale está atrás da Torre, ela deve estar sonhando com um tempo no futuro. Os Anfitriões podem viver entre os humanos sem serem seus fantoches. Se a Torre a ajudar a criar tal coabitação, ela pode garantir que o mundo seja governado pelos anfitriões, com humanos como seus súditos. O desejo de Hale de destruir a humanidade pode não significar necessariamente a extinção da espécie. Ela pode esperar que os humanos sobrevivam como seres inferiores entre os Anfitriões para que a última espécie possa se vingar da primeira tornando-se seus mestres. Se for esse o caso, a Torre pode influenciar a possível natureza autoritária dos Anfitriões.
Ao longo das três temporadas, ‘Westworld’ apresentou aos espectadores vários lugares/coisas ambíguas, incluindo o Labirinto, Sublime e Rehoboam, que têm um papel significativo a desempenhar na narrativa do programa. À medida que a quarta temporada avança, podemos ver a Torre alterando a vida das pessoas que vivem na cidade de Christina.
Vamos ficar de olho nos próximos episódios de Westworld.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.