Uma das maiores mudanças trazidas pela Netflix e outras plataformas de streaming é a grande variedade de programas e filmes em língua estrangeira que eles disponibilizaram em seus sites. Alguns anos atrás, era tão difícil quanto decifrar uma língua estrangeira para assistir a uma série cult de uma região que não fala inglês. A Netflix mudou isso e agora temos uma linha impressionante de programas em língua estrangeira. Como no cinema e na comida, os franceses mantêm seu temperamento estético peculiar em seus programas de TV.
Com isso dito, aqui está a lista de séries francesas realmente boas na Netflix que estão disponíveis para assistir agora mesmo:
Mythomaniac (2 temporadas)
A série que é originalmente chamada de ‘Mytho’ recebe o nome da condição psicológica da mentira compulsiva. A história gira em torno de uma mulher suburbana, Elvira Giannini (Marina Hands), que se sente desvalorizada por seu papel na família. O que começa como uma mentira para ser notada mais uma vez e receber a atenção de sua família; bolas de neve em um fardo incômodo. Seu parceiro, Patrick (Mathieu Demy), que a estava traindo, torna-se atencioso com ela e seus três filhos se tornam afetuosos com ela. O problema começa quando o blog de sua filha mais nova sobre uma mãe lutando contra o câncer se torna viral. O desempenho impecável de Marina rendeu muitos elogios.
Recursos Desumanos (1 temporada)
Um dos maiores fatores de atração para esta série emocionante é o ator principal e ex-jogador de futebol profissional, Eric Cantona, que interpreta Alain Delambre. Alain é um homem de meia-idade que é demitido por causa da idade. Parece que chegou ao fundo do poço quando se depara com uma oportunidade de emprego. À medida que ele avança no processo de contratação, as coisas ficam curiosas, pois quando pensamos que ele será rejeitado, ele é selecionado para a próxima rodada. A história se desenrola quando ele é chamado para a entrevista e é obrigado a passar por uma situação de refém que redefine Alain.
Vampiros (1 temporada)
A história de uma garota meio vampira meio humana de Paris, Doina Radescu (Oulaya Amamra), que luta para suprimir seus instintos de vampiro é definitivamente um enredo envolvente. Ela fica com sua mãe e outros três irmãos. O que diferencia essa série é o fato de que ela não trata o vampirismo como sobrenatural, mas como resultado de uma mutação genética, aproximando-o do mundo real. Isso explica o uso de pílulas, que Doina é obrigada a tomar todos os dias para protegê-la dos “efeitos colaterais” de ser uma vampira, como o sol escaldante. Não há dúvida de que será comparado a muitas outras séries de vampiros de sucesso, mas você pode tentar. Isso definitivamente adicionará ao seu repertório de curiosidades ficcionais sobre o universo dos vampiros.
Mortel (2 temporadas)
A série é um pouco de drama adolescente com elementos do sobrenatural. ‘Mortel’ em francês significa “mortal”. Dois adolescentes, Sofiane (Carl Malapa) e Victor (Nemo Schiffman) fazem um acordo com o deus do vodu, Obe (Corentin Fila), que lhes dá poderes sobrenaturais para resolver e vingar a morte do irmão de Sofiane. Sofiane pode manipular as ações das pessoas, enquanto Victor pode ler suas mentes; mas para que eles possam fazer isso, eles devem estar próximos uns dos outros. Eles recebem a ajuda de sua amiga Luisa (Manon Bresch) para quebrar o poder que Obe tem sobre eles.
Marseille (2 temporadas)
A guerra pelo controle da cidade portuária francesa de Marselha eclode quando o prefeito Robert Taro (Gerard Depardieu) entra em conflito com seu ex-protegido, Lucas Barret (Benoit Magimel). ‘Marselha’ é a história de corrupção, mentiras, engano, traição e vingança que acompanham a fome de poder. Curiosamente, a série não teve tanto sucesso na França quanto fora dela. No entanto, para aqueles que gostam de drama político, isso pode parecer certo. Criado por Dan Franck, ‘Marseille’ é a primeira produção original em francês para a Netflix.
The Eddy (1 temporada)
A minissérie de oito episódios é centrada em torno de um clube de jazz em Paris, chamado ‘The Eddy’. Elliott (Andre Holland) é o dono do clube de jazz e está tentando mantê-lo funcionando enquanto passa por uma fase muito difícil. A série é um deleite para os amantes da música, pois esse é o fio constante que amarra o drama e a história do crime na série. Curiosamente, ‘The Eddy’ não mostra Paris sob a luz romântica pela qual é famosa. Isso nos apresenta o lado mais sujo ou, como de certa forma, o lado “real” de Paris, que também abriga imigrantes e pessoas não francófonas de diferentes cantos do mundo. Os dois primeiros episódios da série são filmados por Damien Chazelle, famoso por ‘La La Land’.
Criminal: França (1 temporada)
Situado em uma sala de interrogatório policial em Paris, os interrogatórios nos levam a todos os lugares do mundo do crime. A série depende muito do procedimento de interrogatório e dos jogos mentais que os detetives jogam com os suspeitos desvendando incontáveis mistérios. Isso exige uma escrita com tato, bem como atuação, dado o cenário confinado, que a série entregou. Todos os episódios da série foram filmados em Ciudad de la Tele, em Madrid. Esta série foi feita em quatro versões com equipes de escritores e diretores do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França, o que dá ao programa um amplo alcance e autonomia até certo ponto, pois diferentes equipes de diferentes países podem usar seu próprio estilo, elenco, e histórias.
Amor Ocasional (3 temporadas)
‘Amor Ocasional’ é uma comédia romântica francesa de oito episódios na Netflix. A série gira em torno de Elsa, interpretada por Zita Hanrot, que está tentando seguir em frente após um rompimento doloroso que aconteceu há dois anos. Mesmo que tenham se passado dois anos desde o rompimento com Maxime, ela não consegue esquecer o passado e isso continua a assombrá-la. As coisas saem do controle quando sua melhor amiga Charlotte, interpretada por Sabrina Ouazani, e a casada e grávida Emilie, interpretada por Joséphine Draï, decidem contratar uma professora atraente e charmosa chamada Jules, interpretada por Marc Ruchmann, para seduzir Elsa. O plano de Charlotte é ajudar sua amiga a superar as memórias dolorosas. Mas o esquema funciona com mais eficácia do que ela esperava e a escolta muda a vida de Zita para sempre. A química na tela dos membros do elenco é o fator chave da série.
Flagrantes de Família (3 temporadas)
A série de comédia dirigida e criada por Igor Gotesman foi recentemente renovada para a terceira temporada. A história é sobre Joseph (Jonathan Cohen), um empresário fracassado que decide abrir a primeira cafeteria de maconha na França quando descobre que a maconha em breve será legalizada no país. O gênero é familiar, pois empresta a muito amada combinação americana de comédia stoner e humor judaico. Com a ajuda de sua tradicional família judia, Joseph aprende os caminhos do mundo “stoner”, e os encontros ingênuos e engraçados dessa família com o mundo novo para eles tornam a observação fácil.
Labirinto Verde (2 temporadas)
‘Labirinto Verde’ é um thriller sobrenatural franco-belga criado e escrito por Mathieu Missoffe. Os protagonistas de Suliane Brahim e Hubert Delattre seguem o promotor Franck Siriani, um funcionário público que visita a misteriosa cidade de Villefranche, que se tornou uma preocupação de lei e ordem para o governo. Uma vez lá, ele começa a investigar a alta taxa de homicídios da cidade e também olha para o passado suspeito da Polícia-Major Laurène Weiss, que lidera as autoridades policiais na região há algum tempo. A série captura os mistérios da cidade fictícia de Villefranche e mantém os espectadores no limite com reviravoltas inesperadas.
A Very Secret Service (2 temporadas)
‘A Very Secret Service’ é uma comédia de espionagem francesa tendo como pano de fundo a Guerra Fria em 1960. A série, que é apresentada como um drama de espionagem absurdo e não convencional, segue André Merlaux, interpretado por Hugo Becker. Ele é convocado para treinar com os quadros dos Serviços Secretos franceses. Merlaux luta para lidar com o novo mundo de pessoas secretas com um olhar duvidoso em seus rostos. Eles sempre olham para ele com desconfiança, ou ele acredita que sim. A trama se desenvolve em torno do impasse de Merlaux com seu inimigo estrangeiro e burocrático. A série é uma análise dos impactos emocionais e psicológicos da Guerra Fria nas pessoas que servem na frente de guerra. ‘A Very Secret Service’ é também um comentário cultural e social da França no início dos anos 60, através de uma comédia inexpressiva.
Marianne (1 temporada)
O original francês da Netflix é uma série de terror sobre uma jovem romancista Emma Larsimon (Victoire de Bois) que é obrigada a voltar para sua cidade natal. As coisas ficam bizarras quando seus sonhos começam a se fundir com a realidade com o fator comum sendo a bruxa que ela “criou”, Marriane que possui a Sra. Daugeron (Mireille Herbstmeyer). Emma realmente “criou” o personagem de Marianne? A pitada de humor nesta história de terror foi profundamente apreciada pelos espectadores e críticos.
Versalhes (3 temporadas)
Criada por Simon Mirren e David Wolstencroft, ‘Versalhes’ é uma série de televisão de drama histórico estrelada por George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan e Stuart Bowman. A série é centrada nos anos de instabilidade política na França após a série de guerras civis em meados do século 17, após as quais a nobreza começou a desobedecer cada vez mais à monarquia. Na esteira de tanta incerteza, o rei Luís XIV decidiu mudar a corte, esperando que finalmente fizesse a nobreza se submeter aos seus desejos. Mas a monarquia consegue suprimir o crescente descontentamento nas classes sociais privilegiadas? A série centra-se em questões semelhantes e conta uma história intrigante de grande significado histórico.
Chamas do Destino (1 temporada)
A série também conhecida como ‘Le Bazar de la Charite’ é inspirada em fatos reais de um incêndio no prédio que abrigava o Charity Bazar em 1897. A trama gira em torno de três mulheres e a dramatização das consequências desse incêndio em suas vidas. É o fogo que coloca a história em movimento, pois a série é sobre como cada um deles lida com a tragédia e o que isso significa para eles. As decisões que tomarem no futuro têm o potencial de mudar sua vida. A minissérie é dirigida por Alexandre Laurent e os três personagens principais são interpretados por Audrey Fleurot como Adrienne de Lenverpre, Julie de Bona como Rose Riviere e Camille Lou como Alice de Jeansin.
Dix Pour Cent (4 temporadas)
‘Dix pour Cent’ é uma versão cômica das vidas e obras de pessoas que trabalham no mundo das agências de talentos na França. A trama segue um ator de método que acha difícil se livrar de um personagem de filme que ele interpretou em seu último filme. Ele até assina um novo contrato usando o nome do personagem! Sua agente Andrea encontra o contrato e procura o ator. Ela o encontra no jardim de sua casa, ainda vestido com as roupas de seu personagem. Ele se recusa a ouvir as explicações de Andrea. ‘Dix pour Cent’ evoca risos usando algumas situações e caracterizações genuinamente hilárias. Às vezes, a série é uma paródia que zomba de atores metódicos, que desaparecem em seus personagens e não conseguem sair. A série também retrata a vida cotidiana dos agentes, juntamente com algumas aparições engraçadas de famosos atores franceses em cada episódio. Todas as três temporadas de ‘Dix pour Cent’ estão disponíveis para streaming na Netflix.
Spotless (1 temporada)
‘Spotless’ é um drama policial ambientado em Londres, que segue um homem de família problemático, Jean Bastiere. Ele leva uma vida típica de classe média baixa com sua esposa e dois filhos. O ritmo mundano de sua vida é interrompido quando Martin, seu irmão, chega inesperadamente depois de tantos anos. Conhecido como um fora-da-lei, a chegada de Martin vira a vida de Jean de cabeça para baixo. Jean se encontra em uma situação difícil porque Martin traz consigo uma série de lembranças dolorosas de sua infância. Para piorar as coisas, Jean descobre que seu irmão chegou com o cadáver de uma mulher em sua van! Todos os dez episódios da primeira temporada da série estão disponíveis na gigante do streaming.
13 de Novembro: Terror em Paris (1 temporada)
Esta série documental é dirigida pelos irmãos Gedeon e Jules Nadet, que trazem para você os testemunhos daqueles que viveram o terror da noite de novembro de 2015. Tiroteios e explosões coordenados em Paris abalaram a cidade enquanto as autoridades e equipes de resgate se apressavam para chegar à ajuda dos cidadãos. Esta série documental captura as emoções cruas e reais à medida que várias pessoas, desde sobreviventes, políticos e oficiais civis, revivem suas experiências na entrevista. O documentário omite deliberadamente o uso de quaisquer intensificadores teatrais que possam influenciar os espectadores a qualquer emoção em particular. A ideia não era mostrar as consequências do ataque ou difamar as pessoas responsáveis por ele, mas mudar as lentes e ajudar as pessoas a entender quais dos eventos estavam acontecendo simultaneamente e como o governo e as autoridades policiais responderam a isso. Esta série documental altamente cotada é imperdível.
Osmosis (1 temporada)
O drama de ficção científica francês ‘Osmosis’ é uma série original da Netflix em que os humanos vivem em um futuro controlado por algoritmos. A trama se concentra em um novo algoritmo que combina uma pessoa com sua alma gêmea. ‘Osmosis’ se desenrola quase inteiramente em um ambiente estéril da empresa de tecnologia titular, que está a algumas semanas de apresentar sua inovadora tecnologia de matchmaking. Antes do lançamento oficial, Osmosis testa sua versão beta do aplicativo de matchmaking em um pequeno grupo de indivíduos. No entanto, um algoritmo que pode cavar fundo nos corredores do seu cérebro tem um preço. A mesma tecnologia revolucionária pode ser usada para copiar nossos pensamentos mais íntimos e segredos enterrados. Embora seja lenta, ‘Osmosis’ é cheia de emoções, reviravoltas e amor.
Leia também: 5 comédias românticas LGBTQIA+ para assistir no Star+
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.