Dirigido por Sarmad Masud, ‘Vocês não me conhecem‘ é uma série dramática de suspense de tribunal. Um jovem (Samuel Adewunmi) – referido como Herói nos créditos e Réu na legenda – foi acusado de assassinato. As autoridades encontraram o sangue da vítima debaixo das unhas e a arma do crime em seu apartamento. Além disso, seu carro foi flagrado nas câmeras de vigilância na área do crime, no momento do crime. À medida que o julgamento do réu se aproxima dos discursos de encerramento, ele demite seu advogado e se encarrega de sua própria defesa. Ele fica na frente do júri para dizer a eles o que ele afirma ser a verdade como um último esforço para se salvar.
Vocês não me conhecem é um show corajoso e cheio de suspense que lança luz sobre a psicologia de um homem em julgamento. Se isso fez você se perguntar se ‘Vocês não me conhecem’ é inspirado em fatos reais, nós temos a resposta.
Vocês não me conhecem uma história verdadeira?
Não, ‘Vocês não me conhecem’ não é baseado em uma história real, mas tem elementos de realidade espalhados sobre ela. O programa é a adaptação para a TV do romance homônimo de 2017 de Imran Mahmood. O roteirista Tom Edge, conhecido por seu trabalho em ‘The Crown’ e ‘Vigil’, transformou o romance em um roteiro adequado para uma série de quatro episódios. Mahmood é um advogado na vida real. Ele desenvolveu o livro a partir de sua experiência nos corredores do sistema jurídico britânico. A ideia para o livro surgiu quando recebeu sugestões de um cliente antes da declaração final.
“Eu estava no tribunal na época e estava escrevendo um discurso de encerramento”, disse Mahmood à BBC. “Eu tinha um cliente muito brilhante e entusiasmado, que estava me dando ideias sobre o que colocar no discurso, o que ele queria que fosse coberto. E então eu estava sentado lá escrevendo, e traduzindo o que ele estava dizendo para o que eu diria, porque não podíamos fazer do jeito que ele queria, e ele estava obviamente consciente disso. E então, enquanto escrevia, pensei: e se um réu tivesse que fazer seu próprio discurso? Como seria diferente? Como soaria? Quais seriam as coisas em que ele se concentrou em comparação com as coisas que eu acharia importantes?”
Segundo Mahmood, o Réu é uma “liga” das pessoas que defendeu ao longo dos anos, e todos parecem ter personalidades semelhantes. “Herói é um homem, um jovem, que vem de circunstâncias bastante carentes; ele é subeducado, carece de todos os privilégios aos quais muitas outras pessoas podem ter acesso. Então, ele não apenas está nas garras desse desprivilegio, mas também tem suas próprias circunstâncias pessoais acontecendo”, elaborou Mahmood.
No livro, o protagonista não tem nome. Isso foi intencional porque Mahmood utilizou todas as histórias que ouviu em sua carreira de três décadas para criar o Réu. Mesmo no programa, onde ele teve que ser nomeado para fins narrativos, ambos os nomes parecem apenas denotar qual é o seu papel na história.
Mahmood afirmou que tiveram sorte que alguém como Tom Edge – a quem ele se referia como “não apenas um roteirista comum no auge de seu jogo, no auge de seus poderes” – foi encarregado de traduzir seu romance para a telinha. Edge o deixou ver o roteiro enquanto o escrevia, e Mahmood ofereceu sugestões sobre os aspectos legais do programa. Ele também aceitou o fato de que os criadores do programa tomariam certas liberdades criativas.
De acordo com Edge, ele e Mahmood concordaram no início do processo sobre o que era a “alma” do livro. A colaboração deles e o roteiro foram construídos a partir daí. Acho que uma vez que ele entendeu que compartilhamos uma visão do que realmente importa em termos de como nos sentimos sobre o protagonista, depois disso, como chegamos lá foi uma questão de processo e confiança”, disse Edge à BBC. “Acho que se diferíssemos muito sobre isso, talvez eu não fosse o escritor certo para isso.” Claramente, ‘Vocês não me Conhecem’ não é baseado em uma história real, mas é perfeitamente compreensível se alguém pensa que é.
Leia também: Quem matou Jamil? Entenda o final de Vocês não me conhecem
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.