Dirigido por Joseph Kosinski, ‘Spiderhead‘ é um filme de suspense e ficção científica. Situado em um futuro próximo, o enredo gira em torno da prisão e centro de pesquisa de mesmo nome, onde o superintendente e cientista Steve Abnesti (Chris Hemsworth) conduz um teste humano das drogas que ele desenvolveu nos presos. Jeff (Miles Teller) e Lizzy (Jurnee Smollett) são dois desses detentos. Como o resto, eles se voluntariaram para o programa. Spiderhead é diferente de qualquer outra prisão. Os presos têm muito mais liberdade em Spiderhead e não precisam usar macacões laranja. Mas como Jeff e Lizzy descobrem, no momento em que você entra no Spiderhead, como voluntário, você perde seu livre arbítrio. Se você está se perguntando se ‘Spiderhead’ é uma história original ou baseada em um livro, nós temos a resposta.
ALERTA DE SPOILERS!
Spiderhead é uma história original ou baseada em um livro?
‘Spiderhead‘ não é uma história original, nem é necessariamente baseada em um livro. No entanto, ainda é uma adaptação. É baseado no conto do autor americano George Saunders, ‘Escape from Spiderhead’, que foi publicado originalmente no The New Yorker em dezembro de 2010. Foi lançado em 2013 como parte da coleção de contos de Saunders, ‘Tenth of December: Stories.’
A narrativa do filme difere significativamente do material de origem. Isso não é tão incomum quanto se possa pensar, pois os roteiristas geralmente tendem a desmontar e reconstruir o enredo para encaixar uma história nas restrições do cinema e da televisão. A história original de Saunders não tem uma personagem chamada Lizzy. Ela parece ser a invenção de dois roteiristas do filme – Rhett Reese e Paul Wernick. Há uma personagem chamada Rachel no conto, mas ela não é tão parecida com Lizzy. Se alguma coisa, seu papel é mais próximo ao de Sarah no filme. Na história, Jeff tem que escolher entre Heather e Rachel para administrar Darkenfloxx. Como no filme, Jeff se recusa a escolher, pois não favorece uma garota em detrimento da outra e se lembra vividamente da sensação que sentiu enquanto estava em Darkenfloxx.
O livre arbítrio é um componente importante do conto, como é do filme. No entanto, nunca é esclarecido que o foco principal de Abnesti é desenvolver uma droga de obediência. Não há B-6 ou OBDX ou Obediex na história. Em vez disso, há Docilryde. Depois que Jeff se recusa a administrar Darkenfloxx em Rachel, Abnesti e seu associado Verlaine decidem obter uma dispensa para administrar Docilryde para forçar Jeff a fazer o que lhe é dito.
Uma diferença fundamental entre o filme e o conto é o final. Abnesti é morto em um acidente de avião no final do filme, enquanto Jeff e Lizzy sobrevivem. Está fortemente implícito que eles continuarão a viver uma vida feliz e livre. Em contraste, para evitar ferir Rachel sob o controle de Docilryde, Jeff auto-administra Darkenfloxx na história, enquanto Anesti e Verlaine saíram para obter a isenção. Ele morre por suicídio sob sua influência.
Na história, Jeff está preso porque matou alguém em uma raiva bêbada quando tinha 19 anos. Perguntado pelo The New Yorker se Jeff encontrou redenção com seu ato final, Saunders declarou: “Acho que ele obtém algum tipo de redenção, apenas naquela fração de segundo de mais uma vez ser [brevemente] alguém que nunca matou ninguém. Quero dizer, a vida dele ainda é uma droga. Foi trágico, o que ele fez, e isso não vai mudar ou ser igualado por nada que ele faça agora. Mas ele vê, nessas últimas linhas, que sua identidade como assassino, como qualquer outro tipo de identidade, é transitória. E ele também permaneceu forte e se recusou a matar Rachel, levou o golpe por ela, etc. etc. Então eu acho que isso é bom. Mas também senti que ele fez o que fez lá no final, em parte por puro cansaço – ele está cansado da luta.”
Saunders acrescentou que não acreditava muito na redenção na ficção, mas “… há uma certa necessidade de redenção embutida na forma, eu acho, porque o escritor tem muito poder destrutivo. É fácil colocar as coisas ruins/sombrias e, para fazer o que parece ser uma representação justa do mundo, cabe ao escritor colocar as coisas de volta em seus pés um pouco, suponho.”
Leia também: Spiderhead 2 | Data, trailer e tudo o que sabemos
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.