A rede de cinemas norte-americana, AMC, revelou recentemente seus rendimentos relacionados a ativos digitais referentes ao primeiro trimestre de 2022. De acordo com a companhia, criptoativos como o Bitcoin, Litecoin, Ether, Dogecoin, Bitcoin Cash e Shiba Inu, representaram aproximadamente 35% dos pagamentos online da AMC.
Segundo a CEO da empresa, Adam Aron, é visível o crescimento na utilização das criptomoedas como método de pagamento digital, sendo que eles representaram mais de 1/3 das quantias recebidas pela companhia no ambiente online. “Juntas, essas várias novas opções de pagamento, de forma impressionante, representaram recentemente cerca de 35% do total de nossos pagamentos online”, disse Aron.
A AMC passou a aderir a um ecossistema de ativos digitais ainda no ano passado, permitindo que os seus clientes pudessem adquirir bilhetes de cinemas espalhados por todos os Estados Unidos com bitcoin. Cerca de um mês depois, a companhia passou a aceitar outros ativos digitais como alternativa de pagamento, adotando o Litecoin, Ethereum e Bitcoin Cash. Apenas no início de 2022, a empresa passou a aceitar o Dogecoin e Shiba Inu como pagamento na negociação dos ingressos online.
Aron ainda pontuou que a AMC apresentou uma melhora significativa no primeiro trimestre de 2022 se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo o CEO, a empresa aumentou sua receita total de US$ 148,3 milhões para US$ 785,7 milhões. Já o prejuízo líquido da companhia regrediu de US$ 567,2 milhões para US$ 337,4 milhões. “Receitas aumentaram 5 vezes em relação ao primeiro trimestre de 2021. A perda de EBITDA foi reduzida em 80%. A receita por usuário aumentou 34% em relação a 2019 pré-pandemia. A estreia do Dr. Estranho foi a maior de 2022 e a 2ª maior dos últimos dois anos! Vá ver! Parabéns”, disse o CEO em seu Twitter.
As criptomoedas e outros ativos digitais têm apresentado um crescimento surpreendente nos últimos anos. No Brasil, em abril foi realizada uma votação simbólica no Senado, onde foi aprovado um projeto que tem a pretensão de regulamentar os criptoativos no país. Sendo que por aqui, existem casas de apostas que aceitam bitcoin, já que cada vez mais usuários dessas plataformas têm se interessado pela privacidade e segurança proporcionada pelos ativos digitais. Com isso, essas operadoras, além de aceitarem bitcoin como alternativa de pagamento, ainda disponibilizam promoções exclusivas para quem utiliza essa a criptomoeda.
Na onda dos NFTs
O executivo também apontou que a companhia ainda possui alguns projetos para a exploração de NFTs (Tokens Não Fungíveis). No ano passado, a AMC Theatres disponibilizou 86 mil colecionáveis digitais para os primeiros fãs que adquiriram ingressos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.
Essa medida criou uma grande expectativa por parte dos cinéfilos, e de acordo com Aron, os clientes recorrentes da companhias estavam correndo para adquirir bilhetes do longa metragem do Amigo da Vizinhança. Com isso, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa conseguiu apresentar a segunda maior venda de bilhetes de um dia da história da companhia. Na época do lançamento do filme em conjunto aos NFTs, a AMC ressaltou que essa foi a primeira vez que uma promoção do tipo ocorria em um grande expositor.
Apesar de ainda viver um momento interessante, o mercado de NFTs tem começado a apresentar uma certa queda. Na primeira semana de abril, por exemplo, o setor apresentou uma média de 19 mil transações diárias. Esse valor é 92% inferior se comparado às taxas registradas em setembro do ano passado, quando ocorreu pico dos NFTs e cerca de 225 mil transações diárias foram registradas. Segundo os especialistas, boa parte dessa queda se deve à natureza especulativa dos Tokens Não Fungíveis, que têm se tornado cada vez mais arriscados nos últimos meses, ainda mais com o crescimento frequente das taxas de juros ao redor do globo.