Artista de Invencível processa Robert Kirkman por lucros após o sucesso da série animada

Robert Kirkman está na berlinda mais uma vez. Anos depois de resolver um processo dos co-criadores da série The Walking Dead, um criador com quem Kirkman trabalhou em Invencível entrou com um processo por um motivo semelhante. 

O colorista de quadrinhos William Crabtree entrou com uma ação contra Kirkman e e sua empresa alegando que ele foi “enganado” com os lucros do colorista após a popularidade repentina da série de quadrinhos.

Crabtree coloriu as primeiras 50 edições de Invencível e sugere que ele e Kirkman têm um “acordo verbal” sobre um acordo de compartilhamento de direitos autorais. De acordo com Crabtree, o acordo em vigor teria direcionado 20% da receita de quadrinhos e 10% de qualquer receita relacionada a filmes e TV para a conta bancária do colorista.

“Kirkman disse falsamente a Crabtree que os direitos e interesses financeiros de Crabtree na Obra permaneceriam inalterados se ele assinasse o Certificado de Autoria e que o documento simplesmente permitiria a Kirkman comercializar o licenciamento da Obra com mais facilidade, resultando em maiores lucros para ambos.”, diz o processo, aberto no tribunal distrital federal do Distrito Central da Califórnia.

Em vez disso, Kirkman emitiu a Crabtree um “Certificado de Autoria” em 2005, que dizia que Crabtree havia sido contratado como criador de “trabalho por aluguel”, dando a Kirkman praticamente todos os direitos autorais da série.

“Quando Crabtree questionou Kirkman sobre por que Kirkman continuou a pagar royalties de Crabtree sobre o trabalho por anos após o Certificado de Autoria, Kirkman afirmou que esses pagamentos de royalties eram na verdade apenas ‘bônus’, que ele pagou a seu critério”, escreve o advogado de Crabtree, Devin McRae.

McRae também representou o artista Tony Moore em um processo mais antigo entre Moore e Kirkman sobre questões de direitos autorais envolvendo The Walking Dead. Esse processo foi resolvido fora do tribunal, e os termos do acordo nunca foram divulgados.

A queixa alega fraude e quebra de contrato, e Crabtree e seus advogados estão buscando um julgamento que creditaria Crabtree como co-criador de Invencível e danos punitivos correspondentes.

A primeira temporada de Invencível está disponível no Amazon Prime Video.

Leia também: discovery+ agora está disponível no Prime Video Channels

Fonte: ComicBook


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: