Paul Thomas Anderson é o mais recente diretor a avaliar o domínio dos filmes de super-heróis nas bilheterias. E embora seus sentimentos estejam confusos, ele ainda está otimista sobre o impacto geral e acha que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa pode salvar a indústria.
O diretor conversou com o The New Yorker sobre Licorice Pizza, seu mais recente filme. Quando perguntado como era fazer filmes de orçamento médio em um mundo de sucessos de bilheteria, Anderson observou como estava satisfeito por trabalhar em seu “cantinho da caixa de areia”. Quanto ao Universo Cinematográfico da Marvel, os filmes Velozes e Furiosos e outras grandes franquias, eles são uma benção ou maldição para filmes de orçamento menor?
“Obviamente, ficou ainda mais complicado com o streaming e o tipo de superabundância de filmes de super-heróis”, disse Anderson. “A maioria das coisas eu não levo muito a sério. Quero dizer, parece que há um pouco de preocupação com filmes de super-heróis. Eu gosto deles. Parece ser algo popular hoje em dia para se perguntar se eles arruinam os filmes e todo esse tipo de coisa. Eu simplesmente não me sinto assim. Quero dizer, olhe, estamos todos nervosos com as pessoas voltando ao cinema, mas você sabe o que vai levá-los de volta aos cinemas? Homem-Aranha. Então, vamos ficar felizes com isso.”
Nos últimos anos, todos, de Ridley Scott a Martin Scorsese, deixaram seus sentimentos sobre filmes de super-heróis e quadrinhos serem conhecidos, com muitos diretores respeitados ridicularizando o gênero e seu suposto impacto no meio. É claro que Anderson compartilha algumas de suas preocupações, apesar de ser fã de muitos dos filmes. E sua afirmação de que grandes filmes e personagens coloridos levam as pessoas aos cinemas, apoiando a indústria e lançando carreiras, é certamente uma maneira positiva de olhar para o domínio cultural e financeiro da Marvel e da DC.
Para Paul Thomas Anderson, estamos atualmente em uma era de abundância no que diz respeito ao entretenimento, e esse excesso de interesse beneficia aqueles que tentam entrar no ramo cinematográfico.
“Há muito dinheiro por aí agora para as pessoas fazerem filmes”, disse Anderson sobre o streaming. “Quando comecei a fazer filmes, havia muito dinheiro por uma janela de tempo, e era dinheiro para vídeos caseiros. Se você pudesse fazer um filme por, digamos, um milhão e meio, dois milhões de dólares, mantenha-o abaixo de três, e você tinha alguns elementos de gênero, havia o componente de vídeo doméstico para fazer um filme que precisava ser alimentado. O que é essencialmente o mesmo que streaming – chame de vídeo doméstico, VHS, o que você quiser. é algo que entra em sua casa e lhe dá entretenimento, certo? Então o campo de jogo não mudou drasticamente, sabe? Há algum dinheiro lá fora.”
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está em cartaz nos cinemas.
Fonte: CBR
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