Homem-Aranha é um dos personagens mais queridos das pessoas. Seja pela simplicidade que tem em sua essência ou pela ideia de que qualquer um poderia ser o herói, é fato que o Amigão da Vizinhança é um dos favoritos do público – não é à toa que a Sony sempre apostou nos filmes do aranha. Tivemos três encarnações do personagem nas telonas e, aproveitando que o novo longa do herói, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, está chegando aos cinemas, o Pipocas preparou um ranking do pior ao melhor filme do aracnídeo. Confira abaixo!
8. Homem-Aranha: Longe de Casa
O segundo filme solo com Tom Holland no papel do Aranha tem várias ideias boas, mas falha na execução. A trama segue Peter e seus amigos em uma viagem para a Europa e o vilão da vez é Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal. Apesar de um desenvolvimento interessante da MJ (vivida pela Zendaya) e do próprio Peter, o roteiro se apoia bastante na figura de Tony Stark e, assim como acontece no primeiro filme, o Homem-Aranha parece um coadjuvante da própria história. Quando isso não acontece, o roteiro insiste em mostrar como esse Peter Parker é mais novo, mas faz isso da maneira errada e, em vez de enxergarmos um garoto de 16 anos tendo que se virar para lutar contra super-vilões, o personagem parece simplesmente um pouco… burro. Essa inexperiência até que fazia sentido no filme anterior, mas agora? Depois de ele ajudar a derrotar o Thanos? No fim das contas, parece que o personagem nunca evolui. Para piorar, as cenas de ação são uma bagunça, com um CGI mal feito e exagerado.
7. Homem-Aranha: De Volta ao Lar
O primeiro filme do Amigão da Vizinhança de volta à Marvel é marcado por falta de profundidade. Em uma tentativa de se distanciar do que havia sido feito antes na trilogia dirigida por Sam Raimi e nos dois filmes dirigidos por Marc Webb, a trama de De Volta ao Lar é basicamente uma comédia de ensino médio, seguindo o estilo dos filmes dos anos 80 de John Hughes. A escolha é interessante e serve para mostrar que esse Peter é realmente um garoto aprendendo a ser um herói, mas a história nunca vai muito além disso. A ausência de uma história de origem tira todo o impacto da jornada desse garoto e tudo que ele faz soa apenas como uma tentativa de agradar o sr. Stark. Falando nele, a presença do Homem de Ferro no filme faz o aranha, de novo, parecer um coadjuvante de sua própria história. Tem uma questão interessante (tanto neste filme, quanto na sequência) que basicamente tudo que dá errado é culpa do Peter. Não é coincidência, é um artifício do roteiro para mostrar que ele está aprendendo a ser um herói, mas, como já mencionado, isso faz o Peter parecer… burrinho. O CGI do filme também é terrível, especialmente no uniforme (a pergunta é: para que usar CGI no uniforme?) O vilão, apesar de interessante, também não é muito bem aproveitado e os dois nem chegam a ter um confronto físico direto – nada além de 10 segundos do Abutre carregando o Homem-Aranha. No fim das contas, é um filme com muita identidade, mas completamente vazio de todo o resto.
6. O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro
A sequência com Andrew Garfield é quase tão fraca quanto os dois filmes com Tom Holland. Primeiro pelo peso que é dado para os pais de Peter e a jornada de predestinação que começou a ser contada no primeiro longa – e que não funciona nem um pouco. A trama como um todo não ajuda muito, é uma confusão de personagens (especialmente do lado dos vilões, com motivações fracas e mal desenvolvidas) e é um filme que está mais preocupado em preparar o futuro do universo do que em contar uma boa história – azar o deles, porque, como sabemos, esse futuro nunca existiu. A melhor coisa do filme mora na relação bem trabalhada entre Peter e Gwen e na química dos personagens. Além disso, visualmente, este é o melhor filme do aranha sem dúvida alguma. As lutas são incríveis, as cenas do herói se balançando pela cidade são lindas e, no geral, Marc Webb sabe dirigir ação. A jornada do Peter é bem desenvolvida, especialmente no final, mas até isso parece que fica à frente da qualidade da história como um todo. Parece mais que o filme era um meio para um fim. Sobrou planejamento e faltou uma boa história.
5. Homem-Aranha 3
O terceiro filme com Tobey Maguire é mais um que não funciona muito bem. Apesar de uma jornada interessante para o protagonista, a história é bastante fraca. Os vilões são mal desenvolvidos (o Venom é muito ruim) e têm motivações rasas, a direção de Sam Raimi parece preguiçosa em vários momentos e o roteiro apresenta várias repetições dos dois filmes anteriores – quantas vezes o aranha precisa resgatar a Mary Jane? Tobey Maguire sabe fazer um Peter introspectivo, mas quando ele precisa apresentar outras facetas, o personagem soa ridículo. No fim das contas, o filme mostra que a franquia claramente precisava de uma renovação.
4. Homem-Aranha
Uma das melhores histórias de origem no universo dos super-heróis, o filme envelheceu em alguns quesitos, mas continua sendo muito bom. Peter é bem desenvolvido e o Duende Verde também – é raro ver um vilão bem construído hoje em dia. Os dois não apenas se antagonizam em cenas de luta incríveis, mas também na jornada pessoal que cada um tem. Peter está aprendendo a usar os poderes com responsabilidade, enquanto o Duende se entrega a eles. O roteiro não trabalha bem a Mary Jane, que parece apenas uma coadjuvante de luxo e serve apenas como par romântico, sem trazer substância para a história (os diálogos dela deixam a sensação de que realmente foi um homem que escreveu aquilo e não uma mulher). Apesar disso, o filme tem essência e profundidade e, por isso, é um dos melhores do aranha.
3. O Espetacular Homem-Aranha
Este, com certeza, não é um dos filmes mais populares do Amigão da Vizinhança, mas acredito que envelheceu muito bem. A história da predestinação do herói segue não funcionando, mas todo o resto é muito bom. A jornada do Peter de tentar entender seu lugar no mundo tem um peso dramático único (muito por conta da ótima atuação de Andrew Garfield), o casal do filme também funciona, as cenas de ação são as melhores de todos os filmes do aranha e o vilão é bem trabalhado, com motivações que fazem sentido. A cena da ponte é com certeza a cena mais bonita de todos os filmes do aranha. O filme claramente sofreu muito com saudosismo da trilogia do Sam Raimi, mas ele tem alguns elementos inerentes à essência do Homem-Aranha (e que são melhor trabalhados), como a noção de responsabilidade acima de todas as outras coisas e a forma como o Peter entende seu papel como Homem-Aranha (a cena da ponte resume bem isso). E, sim, Andrew Garfield é o melhor aranha.
2. Homem-Aranha no Aranhaverso
Mesmo sendo uma animação, esta com certeza é uma das melhores histórias do Amigão da Vizinhança e uma das favoritas dos fãs. Com um estilo de desenho mais estilizado, uma trilha sonora lindíssima e um roteiro incrível, Aranhaverso é uma das melhores aventuras do herói por algumas razões: o protagonista, Miles Morales, é extremamente cativante e seu progresso até se tornar o Homem-Aranha é bem desenvolvido, e um ponto ainda mais importante é o fato de que os criadores da animação souberam trabalhar nostalgia, memes e subversão de expectativas da melhor maneira possível. O desenho é tão bom, mas tão bom mesmo, que convenceu até mesmo a Marvel a fazer um live-action que tem grande influência nessa animação. Aranhaverso tem uma grande história, cenas lindas e um protagonista à altura. Miles Morales é o futuro.
1. Homem-Aranha 2
A sequência com Tobey Maguire no papel principal é praticamente sem falhas e possui uma trama que dá atenção, mais uma vez, ao vilão, seus objetivos e suas ambições, mas que também não esquece da jornada pessoal do protagonista e, diferentemente do primeiro, sabe trabalhar os coadjuvantes. Este é o filme que mais dá para ver o desafio que o Peter enfrenta para equilibrar sua vida como herói e sua vida pessoal. É uma mistura de tudo que existe melhor nos quadrinhos e jogos de videogame, porque, além de todo esse desenvolvimento de personagens, o filme também tem a melhor luta de qualquer filme do Amigão da Vizinhança. Homem-Aranha 2 não é só o melhor filme do aracnídeo, mas é o melhor filme de herói de todos os tempos. Esse, sim, é verdadeiramente espetacular.
Agora resta esperar por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e torcer para que ele seja um que fique no topo dessa lista!
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.