‘Maid‘, da Netflix, é uma minissérie dramática sobre uma jovem que se vê sem-teto depois de escapar de um relacionamento abusivo. Alex (Margaret Qualley) enfrenta então a necessidade de sustentar a filha e a si mesma enquanto evita a falta de moradia e o desemprego. Um processo burocrático complicado em cada esquina e uma família da qual ela não pode depender tornam as coisas ainda mais desesperadoras.
A série também mostra as casas opulentas nas quais Alex trabalha como empregada doméstica, mostrando não apenas os problemas de alguém que luta contra a pobreza, mas também as vidas menos que perfeitas dos ricos. O forte contraste no estilo de vida torna os problemas de Alex ainda mais aparentes, mas sugere um tema maior de como a felicidade não pode ser comprada. Se você está se perguntando o quanto da história de ‘Maid’ é verdadeira, nós temos algumas respostas para você.
Maid é baseada em uma história verdadeira?
Sim, ‘Maid’ é baseado em uma história verdadeira. A minissérie é baseada nas memórias de Stephanie Land de 2019, ‘Empregada doméstica: trabalho duro, baixo salário e vontade de sobreviver de uma mãe’, que estreou no terceiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times. O livro foi originado de um artigo que Land escreveu em 2015 intitulado ‘Passei 2 anos limpando casas. O que vi me fez nunca querer ser rico’, o que detalha sua luta contra a pobreza enquanto apoiava sua filha trabalhando como faxineira.
A protagonista central do show, Alex, incorpora a história de Land com bastante precisão. Land mencionou que escapou de um relacionamento abusivo em 2008, depois do qual foi forçada a se mudar para um abrigo para moradores de rua com sua filha de 9 meses. Ela descreveu como trabalhava por salários relativamente baixos enquanto mantinha precariamente um emprego do qual poderia ser demitida se perdesse muitas horas de trabalho, fazendo com que ela e sua filha voltassem a ficar sem teto. Todos esses aspectos são descritos em detalhes de partir o coração no programa também.
O artigo de 2015 de Land enfoca as vidas aparentemente perfeitas dos ricos, sobre as quais ela obteve uma visão incomumente profunda ao limpar regularmente as casas de clientes ricos. Ela percebeu que mesmo aqueles com uma vida de luxo viviam com problemas e eram frequentemente infelizes. Ela resumiu que quanto maior a casa, mais medicamentos prescritos seu proprietário geralmente consumia (ou abusava).
Esse aspecto do programa é amplamente representado pela personagem de Regina, uma mulher de temperamento explosivo e muito bem-sucedida que contrata Alex. Vista inicialmente com uma vida invejável, quando Regina finalmente se abre para Alex, esta descobre que a mulher que se fez sozinha não pode ter filhos e se sente incapaz de emoções depois de tantos anos se dedicando ao sucesso. O personagem de Regina não fazia parte do livro de Land, mas foi adicionado ao roteiro do show.
A produtora e criadora de ‘Maid’, Molly Smith Metzler (conhecida por escrever em ‘Orange Is the New Black’) foi inspirada a espalhar a palavra da situação invisível da mãe solteira depois de ler o livro de Land. Por ser mãe, Metzler mencionou ter ficado furiosa quando leu como um médico para quem Land levou sua filha doente disse à mãe já sobrecarregada de trabalho para “fazer melhor”. A realidade de como a pobreza é escorregadia e as dificuldades de navegar em um sistema burocrático para obter assistência governamental básica era algo que a showrunner queria levar a um público mais amplo.
Curiosamente, a personagem da mãe de Alex, Paula, é ensaiada por Andie MacDowell, que é a mãe da atriz Margaret Qualley na vida real. Isso traz uma camada adicional de autenticidade para um dos principais relacionamentos do personagem central na série. ‘Maid’ retém muitos dos detalhes de seu livro de referência e descreve de perto o tempo extenuante que Land gastou lutando contra a pobreza. Também inclui a observação (ou conclusão) que Land explora em seu artigo de 2015 sobre os ricos serem frequentemente infelizes.
Isso torna a série firmemente baseado nas experiências da vida real de Land. Embora alguns aspectos tenham sido modificados para um efeito dramático, ‘Maid’ retrata fielmente em detalhes angustiantes os efeitos devastadores da pobreza através da perspectiva de um personagem que passa por muitas das mesmas situações que Land realmente passou.
Leia também: Maid vai ganhar uma 2ª temporada? Veja o que sabemos
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.