A Marvel, casa de sucesso do Homem-Aranha, Doutor Estranho, Homem de Ferro e muitos mais Vingadores está lutando contra os avisos de direitos de muitos de seus maiores heróis.
“As contribuições de Steve Ditko feitas às obras foram feitas porque a Marvel pagou a Steve Ditko uma taxa por página para suas contribuições, Steve Ditko fez essas contribuições para os trabalhos com a expectativa de que Marvel pagaria ele, e Steve Ditko não obteve qualquer participação acionária em ou sobre suas contribuições”, disse Daniel Petrocelli, assessor jurídico externo da Marvel, ao espólio do famoso artista do Homem-Aranha em uma das cinco reclamações de tutela declaratória apresentadas no tribunal federal da Califórnia e de Nova York, no final do mês passado.
Nos últimos meses, a Marvel recebeu notificações de rescisão enviadas ao Escritório de Copyright dos Estados Unidos por propriedades e herdeiros de lendas como Ditko, Stan Lee, Don Rico, Don Heck, Gene Colan e o ainda vivo Larry Lieber. Abordando o corte para a Marvel “todas as concessões exclusivas ou não exclusivas anteriores a 1º de janeiro de 1978 da transferência ou licença dos direitos autorais de renovação”, as rescisões entrariam em vigor “variando de 29 de maio a 17 de julho de 2023”, de acordo com o (s) arquivamento (s) da Marvel na sexta-feira.
A Lei de Direitos Autorais de 1976 permite que herdeiros retirem as licenças concedidas ou transferidas para uma obra protegida por direitos autorais em situações particulares com um aviso totalmente executado – como os herdeiros e propriedades tentaram fazer aqui.
Importante notar aqui: a Marvel não perderá a propriedade dos personagens lucrativos se eles falharem no tribunal. A gigante da Disney manteria uma copropriedade que envolveria pagamentos aos outros coproprietários, entre outros requisitos. Junto com essa participação nos lucros, independentemente do que aconteça nos tribunais federais, esses direitos se aplicam apenas aos Estados Unidos, não em outros lugares.
Então, nesse contexto …
“Uma declaração é necessária e apropriada neste momento à luz das
datas de rescisão efetivas e da exploração em curso das Obras e do desenvolvimento de novas obras derivadas das Obras”, disse a reclamação da Marvel, pedindo aos tribunais que interviam contra os movimentos orquestrados até certo ponto pelo espinho corporativo Marc Toberoff.
Em termos da disputa de direitos autorais específicos da Marvel, os herdeiros do lendário Jack Kirby foram para o tapete com a empresa sobre os direitos do Capitão América, O Quarteto Fantástico, o Hulk, Homem de Ferro, Thor, os X-Men originais e a infinidade de outros personagens. Como agora, o ponto de vista da Marvel era que Kirby estava sob um contrato de trabalho por aluguel e não tinha nenhuma reivindicação tangível.
Caberá então aos juízes federais dos EUA dizer se os Vingadores continuarão reunidos ou não.
Fonte: Deadline
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.