E a Fase 4 da Marvel Studios está chegando com força total nos cinemas após algumas séries do Disney+. Já temos dicas de como deve ser a trama central que irá interligar todos os próximos filmes que estão em andamento. Mas será mesmo que o MCU irá abordar apenas o Multiverso? Ou há algo muito maior sendo desenvolvido que possa trazer filmes como X-Men e Quarteto Fantástico? Uma coisa é certa, Shang-Chi e a Lenda dos Anéis já está em exibição nos cinemas e, apesar de ser um filme de origem e se desenvolver de forma separada, a história do novo herói da Marvel se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e sua cena pós-créditos prepara terreno para algo grandioso que está por vir.
Aqui iremos fazer um compilado das teorias mais insanas da internet sobre o que a cena pode significar para o futuro do MCU, mas antes, vale lembrar que esse artigo contém spoilers.
O que acontece na primeira cena pós-créditos?
O filme termina com Shang-Chi (Simu Liu) e Katy (Awkwafina) jantando em um restaurante com alguns amigos. Um portal se abre revelando Wong (Benedict Wong), que veio buscar os dois para levá-los ao Sanctum Sanctorum. A primeira cena pós-crédito começa a partir daí. No local, está rolando uma teleconferência via hologramas com Capitã Marvel (Brie Larson) e Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo), ambos com visual um pouco diferente do visto no último filme dos Vingadores.
Após uma pequena introdução, os personagens discutem sobre a possível origem dos Dez Anéis, o artefato usado por Xu Wenwu (Tony Leung) ao longo de centenas de anos. Bruce confirma não haver relação com Vibranium e o grupo também descarta o envolvimento dos Chitauri na criação da arma. Tudo o que sabem é que os Dez Anéis são muito antigos, misteriosos e, após Shang usar pela primeira vez, parece que o artefato cósmico está emitindo um forte sinal, possivelmente UMA MENSAGEM para algum lugar/ou alguém.
Após Carol Danvers deixar a ligação para atender a um chamado de emergência, Wong e Bruce dão as boas-vindas à nova dupla de heróis.
Teoria 1: Os Anéis vieram do Multiverso
O filme nunca deixa claro de onde os Dez Anéis vieram, apenas cita – bem no comecinho do filme – que foram encontrados por Xu Wenwu em uma enorme cratera, muitos anos no passado. Sabemos apenas que o artefato é extremamente poderoso (nível de poder de Hulk e Thor) e está conectado à alguma fonte no universo (ou quem sabe no Multiverso?). Diferente dos quadrinhos – onde cada anel possui um poder específico e juntos eles deixam o portador praticamente invencível – no MCU são argolas que também possuem o mesmo nível de poder. Essa mudança pode ter sido, obviamente, para evitar comparações com as Joias do Infinito, porém, sua origem também é um grande mistério, mas está ligada aos Makluan, uma raça de alienígenas que parecem dragões espaciais.
Como a Marvel costuma mudar muitas coisas, é improvável que essa raça seja a real criadora dos Anéis no cinema, mas quem sabe eles não vieram DO NOSSO universo, mas sim, de outro. Isso explica o fato de nem mesmo a Carol Danvers conhecer tal tecnologia.
Sabemos que o Multiverso abriu suas portas na série Loki e deve ser explorado em filmes de Doutor Estranho 2 e Homem-Aranha 3, além disso, em determinada cena no meio do filme, a anciã Jiang Nan (Michelle Yeoh) deixa bem claro que Ta Lo (lugar onde se passa o clímax da trama) existe em OUTRO UNIVERSO que não é a Terra como conhecemos. Esse mundo mágico – com dragões e criaturas mitológicas – existe em uma espécie de outra dimensão. E se Ta Lo já for uma conexão do Multiverso? Os Anéis podem, dessa forma, estar mandando uma mensagem para essa dimensão.
Em questão de comparação, a Illyana Rasputin (Anya Taylor-Joy) – que vive a heroína Magia, que vimos em Novos Mutantes faz a mesmíssima coisa. Ela extrai seus poderes mágicos de uma outra dimensão. Ou seja, esse tipo de coisa já existe nos quadrinhos e pode ter influência em Shang-Chi.
Tudo isso faria sentido, uma vez que a Saga do Multiverso deve ser o caminho atual do MCU e Shang-Chi se conecta diretamente com esses novos universos alternativos.
Teoria 2: Os Anéis estão ligados ao Reino Quântico
Certamente, assim como tudo no MCU, os anéis estão ligados à tecnologia, mas parecem serem artefatos mágicos pela falta de respostas sobre sua composição e origem. Nos filmes da Marvel, magia e ciência se cruzam o tempo todo e não seria diferente em Shang-Chi.
E se a fonte da energia e o nascimento dos anéis estiverem diretamente ligados ao Reino Quântico? Um gancho ótimo para introduzir o próximo filme do Homem-Formiga, que se chamará Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – além do vilão Kang, o Conquistador, que já fez sua estreia em Loki. Talvez, por lá, algo tenha sido ativado uma vez que Chi utilizou o poder máximo dos anéis e os demais Vingadores não consigam localizar por ser algo de tão difícil acesso.
Talvez os anéis tenham sido criados anos no passado por alguma entidade cósmica com o intuito de canalizar a energia do universo e seu portador – nesse caso Shang-Chi – deve proteger essa realidade como uma espécie de guardião. Mas esse artefato acabou – de alguma forma misteriosa – caindo a Terra e quando Wenwu o encontrou, ele não ativou todo o seu potencial pois não era “digno” de ser o escolhido. Com o Multiverso em colisão, talvez essa energia tenha sido destravada e ativada. Mas por qual motivo estaria no Reino Quântico afinal?
Bem, pode não ser tão simples, mas há conexões. Talvez os anéis canalizem energia do Reino Quântico e o fato de ninguém conhecer sua tecnologia seja pelo fato de que eles não são do passado, mas sim, DO FUTURO. Até as cores dos anéis e a energia do Reino são semelhantes quando ativadas – uma explosão de calor alaranjada e brilhante. Será? Isso certamente transformaria Chang-Chi em um dos heróis mais importantes da Marvel nesse momento.
Teoria 3: Os Dez Anéis foram criados pelos Celestiais
Agora, talvez a teoria que faça maior sentido seja a ligação dos Dez Anéis com os Celestiais, uma espécie de seres cósmicos extraterrestres extremamente poderosos que deram vida aos Eternos. Isso mesmo, os heróis do próximo filme da Marvel após Shang-Chi. Além de fazer conexão direta com o filme que lança em novembro, faz sentido que os artefatos fossem desenvolvidos por esses deuses como forma de proteção da Terra.
Talvez, milhares de anos no passado, os Anéis tenham sido criados para que um protetor pudesse cuidar do planeta antes mesmo da existência dos Eternos. Isso explica o mistério de sua origem e seus óbvios poderes cósmicos. O artefato pode dar ao seu portador a missão de proteger tanto a Terra, como também as outras dimensões, algo parecido com o que o Doutor Estranho faz atualmente.
Agora, em Shang-Chi, os Anéis foram reativados e encontraram seu novo guardião. Faz total sentido.
EXTRA: Força Fênix e Galactus
Um pouco improvável, apesar de fazer sentido e ter ligações com os quadrinhos, quem seria esse tal ser cósmico que está recebendo o sinal ativado pelos Dez Anéis? Teorias apontam que pode ser, quem sabe, a Força Fênix – um dos seres mais poderosos da Marvel – e que faria conexão direta com os X-Men. Nessa teoria, assim como aconteceu com Jean Grey nos filmes da Fox, Shang-Chi pode se tornar o hospedeiro da Fênix em seu próximo filme.
Outro poderoso ser cósmico – que pode ser o novo grande vilão do MCU – é Galactus, também conhecido como Devorador de Mundos. E se esse vilão for o verdadeiro criador dos Anéis e, assim que eles são ativados, ele começa sua busca pelos artefatos através do universo, culminando na Terra e numa guerra ao nível Guerra Infinita.
Enquanto tudo isso não chega, Shang-Chi e a Lenda dos Anéis já está em exibição nos cinemas.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.