A violência é orgânica, brutal e quase nunca desnecessária em La Casa de Papel. Na 5ª temporada, torna-se quase poético quando os personagens principais experimentam o niilismo absoluto em face de probabilidades intransponíveis. E ainda, depois de atravessar a negação e a raiva, eles finalmente encontram seu caminho para a aceitação. Depois de perder a última influência que o governo tinha sobre os ladrões, o coronel Tamayo (Fernando Cayo) convoca os militares.
Alicia (Najwa Nimri) captura o Professor (Álvaro Morte), mas então sua bolsa rompe. Helsinque (Darko Peric) quase morre depois que uma estátua cai sobre ele. Estocolmo (Esther Acebo) atira em Arturo (Enrique Arce) para salvar Denver (Jaime Lorente) e os outros. E Tóquio (Úrsula Corberó) enfrenta seu destino. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da 5ª temporada, parte 1.
Alerta de spoilers sobre o final da 5ª temporada Parte 1 de La Casa de Papel!
Recapitulação da 5ª temporada de La Casa de Papel
O professor e sua equipe são forçados a improvisar enquanto seu assalto ao Banco da Espanha cai no caos total. Gandia (José Manuel Poga) retorna ao banco com Sagasta (José Manuel Seda) e sua unidade, e eles separam Tóquio, Denver e Manila (Belén Cuesta) do resto do grupo. Alicia é forçada a libertar o professor, Marseille (Luka Peros) e Benjamin (Ramón Agirre), para que possam ajudá-la a dar à luz seu filho.
O episódio 5 da 5ª temporada de ‘La Casa de Papel’, intitulado ‘Muitas vidas para viver’, é inteiramente dedicado a Tóquio. A narrativa vai e volta entre o tempo presente, os últimos dias que passou com René (Miguel Ángel Silvestre), os primeiros momentos pessoais que passou com o Rio (Miguel Herrán) e o dia em que o Professor a recrutou. O título refere-se ao que se tornou o lema da vida de Tóquio.
Depois que René morreu em um assalto a banco, ela foi quebrada e perdida com a polícia de um país inteiro procurando por ela. Conhecer o professor e tornar-se parte do assalto à Casa da Moeda trouxe de volta um senso de propósito para sua vida. Isso também a levou a ser apresentada ao Rio. À medida que os militares se aproximam de sua posição, Tóquio não consegue deixar de relembrar aqueles momentos preciosos de sua vida. Rio e seus amigos tentam desesperadamente tirá-la de lá, mas estranhamente, em meio a tudo isso, Tóquio descobre a paz.
Tóquio está morta? Gandia está morto? O que acontece com Sagasta e sua unidade?
Sim, Tóquio está morta. Depois de ser baleada várias vezes por Gandia, Sagasta e o resto da unidade militar, ela está deitada no chão completamente imóvel. Enquanto Gandia a vira com sua bota, ele descobre quatro pinos em sua mão, retirados das granadas amarradas em seu peito. Ele mal consegue gritar um aviso antes que tudo exploda.
O episódio começa com flashbacks do roubo mal sucedido. René matou um dos guardas antes que o segundo guarda o matasse com um tiro. Percebendo o que aconteceu, Tóquio correu para ele e matou o guarda. René posteriormente morreu em seus braços quando a polícia começou a chegar. E ainda assim, ela de alguma forma conseguiu escapar. Foi quando chamou a atenção de Berlin (Pedro Alonso), que ficou muito impressionado com sua tenacidade e engenhosidade. É revelado que o professor inicialmente duvidava de Tóquio, mas Berlin insistiu que ela seria um trunfo para a equipe. Por fim, o professor disse ao irmão que a contataria se ela pudesse passar as 72 horas seguintes sem ser pega pelas autoridades.
E ela foi evidentemente bem-sucedida. O Professor estendeu a mão e a recrutou, como mostra o episódio piloto do programa. Desde o início, Tóquio serviu como narradora do show, provavelmente dando a muitos membros do público uma falsa sensação de segurança de que ela tem uma armadura de enredo e não será morta abruptamente. Embora sua morte não aconteça de repente (ao contrário de Nairóbi), porque os criadores do programa gastam todo o episódio construindo para isso, ainda é um dos momentos fascinantes e surpreendentes da história da televisão e pode ser comparado com a morte de Ned Stark na temporada 1 de ‘Game of Thrones’.
Tóquio tem a chance de se despedir de Rio, que cava um buraco no andar de baixo, mas não tem tempo suficiente para torná-lo grande o suficiente para a passagem de Tóquio. Nesses momentos finais de união, Tóquio reconhece que algo está acabando hoje, mas acrescenta que hoje é também o primeiro dia da vida do Rio, exortando-o a não ficar triste. E então, ela enfrenta sua morte de frente.
Sim, Gandia também está morto. Quando as granadas no peito de Tóquio explodem, ele está parado bem sobre ela. É um momento profundo de ironia e justiça poética que os criadores do show montaram perfeitamente. Tóquio e Nairóbi compartilhavam um vínculo de irmã, e é apropriado que a primeira acabe com o assassino de Nairóbi para sempre. Muitos dos membros da equipe de Sagasta também não deveriam estar vivos após aquela explosão massiva, mas pelo menos alguns deles claramente sobreviveram a ela.
Como ela já foi baleada nos braços e nas pernas pelos atiradores do lado de fora, Tóquio garante que Denver e Manila alcancem a segurança vários andares abaixo através do elevador de carga, segurando a equipe de Sagasta, fazendo seu sacrifício final pela gangue. Denver e Manila tentam construir uma zona de pouso segura para Tóquio, mas é tarde demais. Tóquio morre como viveu sua vida: com alguns arrependimentos, mas em seus termos e inequivocamente livre.
Qual é o nome do bebê de Alicia? O que Alicia está planejando?
A situação de Alicia é tão surreal quanto pode ser. Bem quando ela pensa que tem tudo sob controle, o Professor a lembra que Tamayo a transformou em uma traidora aos olhos da nação. E então, ela entra em trabalho de parto. Quando há complicações com o parto, ela não tem escolha a não ser libertar o Professor e os outros. Os homens que ela tem caçado nos últimos dias a ajudam a trazer sua filha ao mundo.
Alicia chama sua filha de Victoria e declara que a menina recém-nascida será vitoriosa e ela (Alicia) estará ao lado dela. A última parte dessa declaração é particularmente importante. Quando a Professora falou sobre Tamayo antes, ela disse a ele que, ao contrário de Raquel (Itziar Ituño), ela não tinha intenção de deixar Madrid e se esconder. O nascimento de sua filha deu a ela ainda mais motivos para permanecer no país e ficar fora da prisão.
O acordo que o professor faz com Tamayo provavelmente limpará o nome de Alicia. E ela terá a oportunidade de voltar ao lado da lei. Então, ela provavelmente está esperando até que isso aconteça. Após o nascimento de seu filho, ela vai ao banheiro e encontra um alicate em um kit de ferramentas. Ela então o esconde em sua manga para uso futuro. Se a equipe achar que ela se juntou a eles, será um erro catastrófico da parte deles. Mas conhecendo o Professor, ele provavelmente bolou alguns planos no caso de Alicia tentar recuperar o controle da situação.
Para saber tudo sobre a segunda parte da 5ª temporada de La Casa de Papel, clique aqui.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.