Com 6 episódios em sua 1ª temporada, o suspense A Saída tem dado um nó na cabeça do público desde sua estreia na Netflix. A produção polonesa está repleta de suspense, drama e intrigas, especialmente em seu desfecho chocante. Mas será que você entendeu como tudo acaba? Aqui vamos recapitular o último episódio e explicar o final da série.
[CUIDADO COM SPOILERS]
Para começar, é preciso entender que não é o tipo de série que explica tudo mastigado. A trama está profundamente enraizado na ambiguidade, no mistério e na fragilidade da memória. A série original polonesa adaptada o romance Druga Szansa (ou Second Chance no inglês) de Katarzyna Berenika Miszczuk e se passa em uma misteriosa clínica para amnésicos órfãos. A trama central trata dos esforços de Julia (Maria Wawreniuk), uma pianista prodigiosa e nova paciente do lugar. Enquanto ela tenta descobrir não apenas quem ela é e como ela acabou prese ali, mas o que o lugar está, de fato, fazendo com os pacientes.
O que acontece no último episódio de A Saída?
O Second Chance é um estabelecimento de última geração, pelo menos em termos de técnicas no que diz respeito ao tratamento de distúrbios relacionados à memória, embora o local não pareça particularmente avançado. Na verdade, parece mais um golpe. Todas as manhãs, os pacientes são acordados por um despertador que reitera os detalhes de si mesmos que eles supostamente descobriram durante o tratamento – Julia, por exemplo, tem 17 anos e seus pais morreram em um incêndio. A medicação é dispensada regularmente e com entusiasmo para manter todos obedientes, mas funciona em alguns mais do que em outros. Julia se apaixona rapidamente por um grupo de idade semelhante, incluindo o dançarino Szymon (Wojciech Dolatowski), o gênio da tecnologia Pawel (Michal Sikorski) e o artista otimista Iza (Klaudia Koscista), que parecem ter aceitado o tratamento.
A mulher responsável por tudo isso é a diretora Dra. Zofia (Marta Nieradkiewicz), embora o lugar pareça ser administrado por um supercomputador. Gradualmente, e muitas vezes por meio de flashbacks de horror envolvendo uma garota ruiva que só Julia pode ver, ela começa a juntar elementos de sua história e, graças a uma visita da polícia, começa a supor que pode ser considerada suspeita de começar o fogo que queimou sua casa. Essa é uma maneira pela qual as apostas são aumentadas, e a morte de Magda é outra, então, eventualmente, Julia é forçada a tomar medidas cada vez mais desesperadas para descobrir a verdade. No processo, ela descobre com o supercomputador que seu nome verdadeiro é Karolina e que sua casa não foi queimada, antes de cair em um lago e acordar em um hospital bem a tempo para o desfecho.
Quando Karolina acorda, ela descobre que está em coma e, enquanto seu pai está morto, ele morreu anos antes em um incidente não relacionado. Sua mãe, por sua vez, ainda está viva, e é fácil desconsiderar todos os eventos da clínica da maneira clássica “foi tudo um sonho”. Mas isso seria muito fácil. Nesta realidade aparentemente “nova”, Karolina descobre Magda, agora chamada Janina Hass, que também acabou de acordar de um coma e perdeu seu talento para cantar assim como Karolina perdeu sua habilidade de tocar piano. Janina dá a Karolina um livro intitulado Druga Szansa de Zygmunt Tanatowski, que a leva a uma casa muito obviamente semelhante às instalações da clínica.
E o que acontece no final?
É aqui que obtemos a maioria das respostas. Anexado a este edifício está um berçário privado projetado para cultivar os talentos de crianças superdotadas desde muito novas. Karolina mais tarde encontra Adam, que não consegue se lembrar dela como Janina, e ele está tocando piano da mesma maneira que ela fazia antes. Aqui vemos as peças começando a se encaixar. Os talentos dos talentosos estão sendo colhidos para os filhos de pessoas ricas. Adam, cujo nome na verdade é Xavier, é filho de Piotr, o novo terapeuta da Second Chance. Piotr queria que Adam fosse capaz de tocar piano como Karolina e, portanto, ele fez isso acontecer. Afinal, é assim que o dinheiro e a influência funcionam.
Mas o que acontece com as crianças cujos talentos estão sendo roubados? Bem, nada de bom. Karolina teve sorte, pois conseguiu se manter um tanto presa à realidade graças à presença de sua irmã, Patrycja, que é a ruiva que ela tem visto por toda parte, implorando para que ela abra os olhos. Outros, como Szymon, não tiveram tanta sorte. E vários outros amigos dela também podem não ter, a menos que, com a ajuda da Dra. Zofia, que foi removida do projeto Second Chance, provavelmente graças a Piotr, ela possa recuperar seu próprio talento e ajudar a libertar as crianças de seu atual dilema.
E isso deve ficar para a 2ª temporada, com certeza!
A Saída já está disponível na Netflix. O que você achou desse final?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.