Em seu quinto episódio, ‘Loki‘ continua caótico e divertido como sempre. Mais informações são fornecidas sobre o que realmente é a poda. O conceito de Vazio é introduzido, assim como as coisas e entidades que existem além dele. Muitos Lokis aparecem no episódio, prontos para se apunhalarem pelas costas por seu “propósito glorioso”. O réptil Loki acabou por ser um crocodilo. O público descobre, embora os Guardiões do Tempo sejam revelados como andróides sem mente, o propósito da vida não mudou para Sylvie (Sophia Di Martino); ela ainda quer derrubar a AVT. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final do episódio 5 de Loki.
Alerta de spoilers à seguir!
Recapitulando o episódio 5 de Loki
No penúltimo episódio da temporada, Loki (Tom Hiddleston) está tão confuso como nunca desde que pegou o Tesseract e se teletransportou para a Mongólia. Ele descobre com o Loki Clássico (Richard E. Grant), Loki Orgulhoso (Deobia Oparei) e Kid Loki (Jack Veal) que agora está em um lugar chamado Vazio, onde uma entidade composta de nuvens de aparência maligna – chamada Alioth – caça todas as variantes que a AVT poda. Ele os acompanha junto com o Loki Crocodilo até o bunker e tenta convencer os outros de que eles devem encontrar uma maneira de escapar. Mas os outros estão no Vazio há muito mais tempo e perderam todas as esperanças de um dia sair da prisão que parece estar localizada no fim dos tempos.
Loki declara que vai matar Alioth e escapar do Vazio, fazendo os outros rirem dele. Exasperado, Loki tenta sair sozinho e se depara com um exército inteiro de Lokis. É revelado que o Loki Orgulhoso os traiu. Logo, toda a situação torna-se um pandemônio quando Lokis começa a lutar entre si. Isso, no entanto, dá a Loki a chance de escapar com Kid Loki, Loki Crocodilo e o Loki Clássico.
Enquanto isso, na sede da AVT, Sylvie e Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) parecem chegar a uma trégua para descobrir quem está realmente por trás da AVT. Sylvie descobre que o líder da AVT pode estar além do Vazio. Enquanto Ravonna tenta ganhar tempo com a ajuda da Senhora Minutos, Sylvie vê seu plano. Assim que os Homens-Minuto chegam para resgatar Ravonna, Sylvie se esconde atrás do balcão da juíza. Ela percebe que a única coisa que pode fazer agora é ir para o Vazio e encontrar respostas lá. Então, ela se poda e é transportada para o Vazio.
Enquanto ela escapa da nuvem de fumaça de Alioth, ela toca em parte dela e tem uma breve visão. É quando Mobius (Owen Wilson) vem em seu socorro em um carro de entrega de pizza. Como Loki, ele também foi transportado para o Vazio após ser podado. Os dois eventualmente encontram Loki e os outros. Zombando da ideia de Loki sobre matar Alioth, Sylvie revela seu próprio plano: ela pretende encantar a criatura.
Final do episódio 5 de Loki: Loki Clássico está morto?
Nos episódios anteriores, descobrimos que os poderes de Sylvie dão a ela acesso às memórias de outras pessoas. Uma conversa entre os Lokis revela que Alioth não é uma força da natureza – embora pareça uma – mas um ser vivo. O Loki clássico até compara a criatura a um tubarão e o Vazio a um tanque de tubarões. Loki deduz que, se estiver vivo, pode morrer e então surge com o plano absurdo de matá-lo.
A ideia de Sylvie não é menos ambiciosa, mas ela tem motivos legítimos para acreditar que pode realizá-la. Quando ela toca uma das gavinhas de Alioth, ela tem um vislumbre de seu passado e provavelmente percebe que pode usar essa memória para encantar a criatura. Inicialmente, quando eles confrontam Alioth, Loki decide servir como uma distração para Sylvie para obter a janela necessária para lançar seu feitiço. No entanto, ele não é poderoso o suficiente para chamar a atenção de um colosso como Alioth e mantê-lo, pelo menos não ainda.
Felizmente para ele e Sylvie, Loki Clássico manifesta uma réplica de Asgard das ruínas criadas pela poda da AVT. Enquanto o foco de Alioth muda completamente para a cidade brilhante, Loki e Sylvie, de mãos dadas, encantam a criatura. Pelo que Sylvie sugere neste episódio, todos os Lokis têm a habilidade de encantamento, mas a maioria deles ainda não percebeu isso. Com a ajuda de Sylvie, Loki desbloqueia o poder e, juntos, eles encantam Alioth.
Sim, o Loki Clássico morre enquanto desvia a atenção de Alioth. Pouco antes de a criatura engolfá-lo, o Loki Clássico grita com alegria e felicidade “propósito glorioso”, percebendo que este momento de sacrifício é o que ele tem procurado por toda sua vida. Se Loki e Sylvie tiverem sucesso em derrubar a AVT e liberar a linha do tempo, o sacrifício do Loki Clássico terá consequências duradouras.
O que é a poda?
A AVT parece usar dois métodos para podar qualquer coisa que eles acham que será um impedimento para o fluxo adequado da Linha do Tempo Sagrada. As cargas de reset têm um efeito mais amplo, como explosivos, e podem remover ramos inteiros do tempo. Em comparação, as armas em forma de bastão que os agentes da AVT carregam são destinadas a podar indivíduos. No episódio 5, finalmente descobrimos que podar não significa necessariamente morte, embora deva ser para todos os efeitos. Após a poda, todas as variantes vão para o Vazio, de onde nada pode escapar.
O que é o vazio?
Pelo que Ravonna disse a Sylvie, o Vazio está localizado no fim dos tempos, “Onde todas as instâncias da existência colidem no mesmo ponto e simplesmente param”. A AVT acredita que o fim dos tempos ainda está sendo escrito, e os Guardiões do Tempo continuarão a trabalhar nisso até que se torne uma utopia. Sylvie percebe que quem quer que controle a AVT está além do Vazio. Sylvie sobreviveu se escondendo nos apocalipses, onde nem mesmo a AVT pode detectá-la. Ela teoriza que o criador da AVT deve estar fazendo o mesmo em tudo o que existe após o Vazio.
O que é Alioth?
No MCU , Alioth parece devorar tudo o que a AVT poda, de indivíduos a realidades inteiras. É uma barreira viva entre o Vazio e tudo o que existe além dele. Nos quadrinhos, Alioth é algo diferente. A primeira criatura que se libertou da escravidão do tempo, Alioth estabeleceu um império que durou bilhões de anos, superando até mesmo o império de Kang, o Conquistador (que fará sua estreia cinematográfica em ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia’) No episódio 5, após o encantamento de Alioth, a nuvem ameaçadora se abre para revelar um castelo, que é provavelmente a casa do mestre de Alioth e criador da AVT.
Veremos no próximo episódio.