Atenção! Este post contém spoilers do episódio mais recente de Grey’s Anatomy!
O Dr. Jackson Avery saiu oficialmente do Memorial Gray Sloan. Jesse Williams fez sua última aparição no drama médico da ABC em Tradition, um episódio repleto de despedidas emocionais e perspectivas de um futuro mais brilhante e cheio de objetivos. Após a última edição que apresentava o retorno de Sarah Drew como April Kepner, “Tradition” começou com Jackson entrando no hospital uma última vez, com sua carta de demissão em mãos.
Os primeiros na lista de despedidas de Jackson são a Dra. Miranda Bailey (Chandra Wilson) e o padrasto Dr. Richard Webber (James Pickens Jr.). Embora a notícia da demissão de Jackson não seja uma surpresa para o último, Bailey é pega de surpresa. Ao entregar sua carta oficial de demissão, completa com uma lista de substitutos recomendados, Jackson reflete sobre sua viagem para ver seu pai.
“Fui ver meu pai, que me mostrou toda a minha vida o tipo de homem que eu nunca quis ser, verifiquei”, disse ele. “Você me mostrou o oposto.”
Como seus mentores, Jackson disse que a dupla do Gray Sloan o ensinou a ser resistente, corajoso e apaixonado, acrescentando que cada um deles foi um exemplo para o pai e cirurgião que ele queria se tornar.
“Estamos orgulhosos de você Avery”, disse Bailey.
“Estou orgulhoso de você, filho”, acrescentou Webber.
Embora as notícias precisem ser digeridas, Bailey e Webber foram rápidos em perceber o que mais significa a saída de Jackson.
“Para esclarecer, o que acabou de acontecer, Jackson Avery é agora -” Bailey começa.
“Nosso chefe”, Webber interrompe.
Em seguida, ele informa a amiga com benefícios Jo (Camilla Luddington) que está passando por sua transição para funções de obstetrícia. Eles se encontram em um deck de observação, onde conversam sobre o fato de que ambos estão passando por grandes mudanças.
“Acontece que você pode mudar de carreira no meio da pandemia”, ele brinca. “Obrigado por ser um bom amigo, especialmente quando eu precisava de um … também o sexo vale um ‘obrigado’.”
Ela retribui a gratidão, mas também expressa agradecimento por contar a ela pessoalmente, ao contrário do ex Alex Karev, que deixou uma carta. Depois que Jo sai para endereçar um pajem, Jackson dá uma última olhada no movimentado andar do hospital, onde ele caminhou pela primeira vez como estagiário.
Entrelaçado com os eventos da atualidade, estão as filmagens dos primeiros dias de Williams na série da ABC, desde sua aparição com o elenco principal até momentos da temporada recente.
Ele finalmente se encontra com Meredith (Ellen Pompeo), cujas estatísticas pós-Covid consistentemente fortes são o suficiente para mandá-la para casa, para limpar seu quarto. Ele conta a ela sobre seus planos de trazer April e Harriet, ajudando-as a se estabelecer e “mudar o mundo” depois disso. Enquanto eles conversam na cama do hospital, Mer percebe que ganhou a aposta entre os membros originais da classe de residência.
“Eu sou o último homem de pé”, disse ela.
Ela então os leva de volta ao primeiro dia juntos, contando a ele sobre suas primeiras impressões.
“Achei que fosse um grande nome para se viver”, disse ela. “Mas você está tornando-o seu, está reinventando-o. Estou impressionada”.
“Obrigado por me mostrar como”, diz ele.
Eles estendem sua despedida agridoce, optando por não participar do grande aplauso de Meredith, onde muitos membros da equipe e amigos estão esperando pacientemente. Jackson a leva para o estacionamento e a leva para casa com seus filhos e Amelia (Caterina Scorsone).
Pouco antes de Jackson decolar de Seattle para Boston, ele se encontra com Koracick (Greg Germann), que encontrou inspiração na mudança de carreira de Jo. Ele conta a seus colegas de trabalho sobre todos os pacientes que perdeu durante a pandemia, acrescentando que deve às vítimas, especialmente aos grupos minoritários, promulgar mudanças.
“O mundo é apenas o caminho porque o deixamos ser, ou porque as pessoas que se parecem comigo o deixam ser”, diz ele a Jackson. “Deixe-me ser digno de ser poupado. Eu quero ser um aliado. Quero gastar o tempo que me resta para melhorar este lugar nojento e fedorento. ”
Jackson decidiu colocar Koracick sob sua proteção, dizendo-lhe para se encontrar em Boston.
O episódio de saída de Williams termina com uma sequência final das cenas mais memoráveis de Jackson, desde a preparação para seu casamento, conhecendo April Kepner até momentos notáveis no hospital. Ele dá uma última olhada no Memorial Gray Sloan, antes de voltar para casa com os olhos marejados.
A mudança de Jackson para a Fundação Avery em Boston ocorre no momento em que ele fica cada vez mais frustrado com as desigualdades no sistema de saúde em meio à pandemia de coronavírus, que afetou desproporcionalmente as comunidades de cor e americanos marginalizados. O Dr. Avery, que até usou seus próprios fundos para fornecer aos pacientes da Covid-19 quartos de hotel para quarentena, busca inspirar mudanças em um nível institucional como chefe da prestigiosa Fundação Avery.
Enquanto “Tradition” se centrava principalmente na saída de William, o Deadline revelou que o Dr. Thomas Koracick de Greg Germann também partirá de Gray Sloan, marcando a terceira saída do elenco nesta temporada. Em março, Grey’s Anatomy também perdeu Andrew DeLuca, de Giacomo Gianniotti.
Williams experimentou uma série de habilidades além da atuação ao longo dos anos. Ele dirigiu episódios para Grey’s Anatomy e Rebel, da ABC, e conquistou créditos de produção de títulos como Random Acts of Violence, With Drawn Arms e o curta-metragem de ação ao vivo vencedor do Oscar, Two Distant Strangers.
Ele se juntou ao elenco de Grey’s Anatomy como recorrente na 6ª temporada e foi promovido a regular na série na temporada seguinte. O papel rendeu a Williams um prêmio NAACP Image.
Fonte: Deadline