Criado por Eric Heisserer (‘Bird Box’), Sombra e Ossos da Netflix é uma série de aventura de fantasia com uma construção de mundo envolvente e um elenco diversificado de personagens principais. E como a maioria dos contos de fantasia de sucesso, tem um sistema mágico abrangente. Baseado na trilogia ‘Grisha’ e na duologia ‘Six of Crows’ da autora israelense-americana Leigh Bardugo, o show retrata indivíduos talentosos conhecidos como os Grisha, que podem manipular elementos, matéria e emoções através do domínio da Pequena Ciência. Enquanto assistia à série, você deve ter se deparado com o conceito de “amplificadores”, que, de acordo com vários personagens, podem aumentar o poder dos Grishas. Se você estiver interessado em saber mais sobre a origem e o uso potencial dos amplificadores, nós ajudamos você.
Alerta de spoilers de Sombra e Ossos à seguir!
O que são os amplificadores?
Os amplificadores são entidades e objetos que podem aumentar muito as habilidades dos Grishas. Os objetos amplificadores são feitos de animais poderosos, e às vezes até de um animal que é o próprio amplificador. Nos livros, alguns dos Grishas favoritos do Darkling (Ben Barnes) carregam um amplificador. Por exemplo, Ivan (Simon Sears) tem garras de urso de Sherborn, o que o torna um Heartrender ainda mais poderoso do que já é.
Ilya Morozova, também conhecido como o Bonesmith, foi um dos primeiros Grishas do mundo. Ele sabia que os Grishas sempre seriam perseguidos. Então, usando merzost ou magia, algo que é proibido até mesmo entre os Grisha, ele fez criaturas como amplificadores de seus ossos. Os poderes dessas criaturas são acessíveis apenas aos Grishas. Acredita-se que se um Grisha matar uma dessas criaturas e fundir uma parte dela em sua pele, seus poderes aumentarão exponencialmente.
Essa crença leva o Darkling a matar o cervo, que era uma das criaturas de Morozova. Acreditando que ele pode controlar o poder de Alina (Jessie Mei Li) com ele, ele então faz com que David (Luke Pasqualino) faça para ele uma coleira com os chifres. O que ele não entendeu é que o poder deve ser dado de boa vontade para que seja usado em todo o seu potencial. Na noite em que foi morto, o cervo escolheu Alina. Quando Alina percebe isso, ela finalmente consegue se libertar do controle do Darkling.
Onde estão as outras criaturas de Morozova?
De acordo com os livros, existem duas outras criaturas de Morozova. Como o cervo, eles se tornaram parte da tradição ravkana. O Sea Whip ou Rusalye é uma serpente marinha que vagueia pelas águas ao redor da Bone Road. As lendas especulam que costumava ser um príncipe dragão que se transformou na criatura contra sua própria vontade. Nas histórias infantis, ele rapta mulheres inocentes e as leva para sua casa no fundo do oceano. Mais tarde, Alina usa um amplificador feito com as escamas de Rusalye. Há muito se acredita que a terceira criatura seja o Pássaro de Fogo, que tem grande importância na iconografia imperial ravkana.
No entanto, foi finalmente revelado que Mal (Calahan Skogman) é o terceiro amplificador de Morozova. Morozova teve dois filhos, Baghra (Zoë Wanamaker) e uma filha mais nova. Depois que Baghra matou sua irmã, Morozova a trouxe de volta à vida usando merzost, efetivamente fazendo dela um amplificador. Essa filha teve seus próprios filhos, e o poder permaneceu escondido em sua linhagem até Mal. Isso faz de Mal um parente de Baghra e do Darkling, que também são amplificadores vivos. Os esforços do Darkling para emular seu avô e criar seus próprios amplificadores acabaram criando a Dobra.
Leia a nossa crítica da primeira temporada de Sombra e Ossos