A Netflix está testando um novo recurso que pode sinalizar o início de um esforço para reprimir o compartilhamento de senhas.
Identificados pelo GammaWire, alguns visualizadores que tentam usar a conta de outra pessoa estão sendo interrompidos por uma tela que diz: “Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar assistindo.”
A Netflix confirmou o novo recurso, que está tendo um lançamento limitado no momento. “Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”, disse um porta-voz da Netflix.
Para continuar assistindo, o visualizador tem a opção de verificar sua identidade (com um código enviado por mensagem de texto ou e-mail para o proprietário da conta) ou optar por “verificar mais tarde”, o que dá ao visualizador um tempo adicional não especificado para continuar assistir e depois confirmar que é um usuário de conta válido.
Uma fonte familiarizada com os testes disse que a extensão do lançamento varia de país para país, mas observou que uma das razões para o recurso é o desejo de ajudar a proteger os assinantes de preocupações de segurança que podem surgir do uso não autorizado de sua conta.
A mudança representa potencialmente o início de uma mudança de estratégia da Netflix, que historicamente não tentou policiar o compartilhamento de senhas. “O compartilhamento de senha é algo com que você precisa aprender a conviver“, declarou o CEO da Netflix, Reed Hastings, em 2016, “porque há tanto compartilhamento de senha legítima – como você compartilha com seu cônjuge, com seus filhos … então não há uma linha brilhante, e nós estamos indo bem como está.”
O que vocês acham desta novidade?
Fonte: THR