Diversos atores orientais passam por situações lamentáveis durante a carreira e com Katie Leung, a Cho Chang da franquia Harry Potter, não foi diferente.
Em entrevista ao podcast Chinese Chippy Girl (via BuzzFeed), a atriz revelou que foi orientada a esconder os ataques racistas que recebeu na época de lançamento dos filmes.
“Pesquisei meu nome na internet e achei um site de fãs. Lembro de ler todos os comentários e sim, tinha muita coisa racista. Lembro deles [a produção] falando para mim ‘ah, olha Kate, nós não vimos esses sites que as pessoas estão falando. E, sabe, se alguém te perguntar sobre isso, apenas diga que não é verdade, diga que isto não está acontecendo’. E eu só acenei com a minha cabeça e estava ‘okay’, mesmo eu tendo visto aquilo com meus próprios olhos. Estava tipo ‘tá bom, só vou dizer que tudo é incrível’”.
Cho Chang foi apresentada em Harry Potter e o Cálice de Fogo e foi a estreia de Katie Leung como atriz. A personagem é o primeiro interesse romântico de Harry e com quem o protagonista dá seu primeiro beijo.
Os sete livros da franquia Harry Potter foram adaptados para oito filmes pela Warner Bros. entre 2001 e 2011.