Estamos com cinco episódios de WandaVision, e seu impacto no Universo Cinematográfico da Marvel está gradualmente se tornando conhecido. A série, que é a primeira do Universo Cinematográfico da Marvel a estrear exclusivamente no Disney +, tem se expandido nos mitos da Marvel Comics de Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany), e provocou bastante de personagens principais no processo. Isso levou a muitas teorias em torno do vilão do filme, muitas das quais mergulharam nos aspectos mais estranhos da tradição de Wanda e Visão. Mas em meio a todas as especulações em torno de Mephisto e o Ceifador, há outro vilão em que a série também pode estar – o Alto Evolucionário.
Também conhecido como Herbert Edgar Wyndham, Alto Evolucionário faz parte da tradição da Marvel Comics desde os anos 1960, começando como um cientista do Leste Europeu cuja afinidade por criar o “humano perfeito” o levou a fazer uma série de híbridos humano-animal. Ao longo das décadas, os experimentos de Wyndham levaram a tudo, desde Jessica Drew se tornar Mulher-Aranha a todos os mutantes brevemente sendo destituídos – e, conforme a paranóia e a dor de Wyndham cresceram após a morte de sua esposa, ele começou a usar um terno vermelho brilhante de avançado armadura para sua proteção. Enquanto o Alto Evolucionário está associado a uma série de histórias da Marvel Comics, uma das mais famosas é o nascimento de Wanda e Pietro Maximoff. Bova Ayshire, um híbrido de vaca-humano criado pelo Alto Evolucionário, encontrou a mãe dos gêmeos, Magda, dando à luz em uma montanha, e serviu como sua parteira. Depois que Magda morreu no parto, Bova levou os filhos para o Alto Evolucionário, antes de entregá-los aos pais adotivos.
Então, como esse fator entra em WandaVision? Por um lado, há Herb (David Payton), um dos vizinhos de Wanda e Visão dentro da cidade movida a sitcom de Westview. Reconhecidamente, Herb poderia muito bem ser apenas um nome genérico para um dos habitantes da cidade – especialmente se ele já foi identificado pela ESPADA em alguma capacidade e parece ter um nome civil e carteira de motorista. Mas o fato de seu próprio nome em Westview ser tão próximo ao nome real do Alto Evolucionário parece digno de nota, especialmente quando justaposto a outros easter eggs e pistas nos episódios que foram lançados até agora. O Episódio 2 não apresenta apenas um anúncio animado do Bova Milk, mas Herb mais tarde oferece a Visão um chiclete Big Red, algo que poderia ser uma referência ao traje de cor carmesim do Alto Evolucionário. Herb também é visto segurando dispositivos de corte várias vezes – primeiro, um par de tesouras na sequência de abertura animada no Episódio 2, e novamente ao serrar uma cerca pela metade durante as sequências dos anos 1970 do Episódio 3 – o que poderia facilmente ser literal assumir o DNA de “splicing” do Alto Evolucionário.
Muitas das teorias de WandaVision começaram a sugerir que Mephisto poderia estar manipulando a realidade de Wanda e usando suas várias memórias e experiências traumáticas contra ela. Nenhum aspecto da série ficou fora dos limites dessa possibilidade, até a ideia de que os atores recorrentes nos anúncios dentro do universo de WandaVision poderiam ser os pais de Wanda – ou, pelo menos, seus adotivos. Se o programa decidir abraçar totalmente a herança dos quadrinhos precisa de Wanda – potencialmente reconectando mutantes no MCU no processo – isso eventualmente exigiria uma exploração de como Wanda e Pietro chegaram aos cuidados de seus pais adotivos, uma sequência que definitivamente enriquecido por uma aparição ou referência ao Alto Evolucionário. Mesmo se o Herb não for realmente o Alto Evolucionário, não parece fora do reino da possibilidade que ele poderia ser um cuidadosamente selecionado em nome de Mephisto, com o objetivo de drenar o trauma reprimido da infância de Wanda. Também ajudaria a provocar o bizarro papel do Alto Evolucionário no universo Marvel – algo que os fãs esperavam ver concretizado em Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Fonte: ComicBook