‘Expresso do Amanhã‘ é uma série de suspense distópica que resulta do filme homônimo feito por Bong Joon-ho. O enredo é baseado na história em quadrinhos francesa ‘Perfuraneve: O expresso do amanhã’. Apresentando um mundo distópico onde a era do gelo tomou conta, os últimos humanos restantes são embarcados em um trem em movimento perpétuo chamado Snowpiercer. Circunavegando o globo, o trem abriga 1.001 vagões rigidamente separados por classe, com bogies distintos marcados para pessoas de diferentes classes sociais.
O trem é construído pelo bilionário Sr. Wilford, que governa os procedimentos com mão de ferro. A 1ª temporada de ‘Expresso do Amanhã’ é uma história habilmente trabalhada com alegorias mordazes às falácias humanas quando confrontadas com a destruição iminente. Seus instintos primários vêm à tona em uma tentativa de lutar pela sobrevivência. Se você está curioso para saber mais sobre os detalhes, nós ajudamos você.
Recapitulando a primeira temporada de Expresso do Amanhã
Em 2021, o mundo foi convertido em um deserto congelado devido aos impactos adversos das mudanças climáticas. Um trem em movimento constante é construído com recursos embutidos para abrigar os últimos remanescentes da humanidade. O trem é segmentado de acordo com a classe – pessoas de ordem social superior desfrutam dos luxos dos recursos, enquanto os pobres definham na cauda do trem.
Melanie Cavill (Jennifer Connelly) é a poderosa Chefe de Hospitalidade, encarregada de manter os negócios do dia-a-dia e equilibrar os recursos no trem. Ajudada por seu pessoal de confiança, ela administra os negócios com mão de ferro, mas sente empatia pelos membros da classe baixa. Andre Layton (Daveed Diggs) é um detetive de homicídios descontente que vive na cauda do trem que planeja uma revolução para assumir o comando do trem e acabar com as discriminações prevalecentes.
As coisas começam a acontecer quando Melanie o chama para investigar os assassinatos inexplicáveis que assolaram o trem. Em sua investigação, Layton descobre duras verdades e segredos que podem derrubar a sociedade situada dentro do Snowpiercer. Usando as informações obtidas em sua investigação, Layton coordena uma revolução bem-sucedida que o coloca no comando do trem. Esse processo, porém, tem um grande custo, pois ele tem que navegar em torno de membros intrigantes da primeira classe que estão planejando um golpe contra o Sr. Wilford. No final, uma reviravolta dramática aguarda Layton e os membros restantes, o que pode comprometer seus planos para a democracia.
Fim da primeira temporada de Expresso do Amanhã: Onde está o Sr. Wilford?
É revelado que o Sr. Wilford é aparentemente deixado para morrer inicialmente por Melanie Cavill. Melanie assume a identidade do Sr. Wilford e mantém o mito de sua existência intacto para dar uma aparência de esperança aos membros do trem. Usando a autoridade de Wilford, Melanie efetivamente dirige o trem, durante o qual ela tem que tomar algumas decisões moralmente duvidosas. Mesmo assim, seus atos são remotamente justificados, dada a difícil tarefa de manter um equilíbrio delicado em face da rebelião.
No final, quando Layton usurpa o poder, vemos outro trem chamado Big Alice literalmente preso ao Snowpiercer. Quando o trem para, Melanie afirma que o Sr. Wilford voltou para reivindicar seu lugar. Enquanto Layton e seus companheiros amotinados se preparam para enfrentar o Sr. Wilford, uma adolescente identificada como Alexandra, filha de Melanie, dá a eles um ultimato para se renderem. Durante a revelação final, a presença do Sr. Wilford é antecipada e podemos esperar que ele esteja a bordo do Big Alice.
Um detalhe interessante da trama é quando o símbolo W na porta se transforma e se transforma em M. Uma interação inteligente de iniciais, esse momento sutil indica que Wilford e Melanie estão de alguma forma relacionados, e a filha de Melanie é o elo perdido entre os dois. Podemos ter certeza de que Wilford não está morto, e ele alcança o Snowpiercer embarcando em sua outra criação, Big Alice.
A revolução será um sucesso?
Layton consegue assumir o controle do Snowpiercer, e sua revolução incipiente parece ter sucesso no momento. No entanto, as circunstâncias que levaram à revolução são salpicadas de indícios que indicam que Layton terá que enfrentar grandes problemas para construir uma democracia. Layton percebe que Melanie é uma tirana por suas maneiras manipuladoras, mas se encontra na mesma situação quando tem que puxar o interruptor para disparar um desprendimento de compartimento que mata seus amigos.
O peso das escolhas difíceis surge sobre Layton, e ele entende que certos sacrifícios precisam ser feitos para manter a ordem dentro do caos. A liberdade recém-descoberta para os “tailies” implica um estado caótico, que Layton acha difícil conter, pois pode se transformar na própria sociedade contra a qual ele se rebela. Além disso, ele tem que lidar com seus problemas pessoais enquanto Josie (Katie McGuinness) é morta tentando manter o segredo de Layton de Melanie. Layton também descobre que está prestes a ser pai, pois sua ex-esposa Zarah (Sheila Vand) está grávida.
Ele se rende (como parte de um ardil), onde é obrigado a agitar um pedaço de pano branco que simboliza sua derrota, embora às custas de seu ego. Ao longo da série, vemos uma bandeira vermelha que simboliza a agressão e, é neste momento, vemos Layton dar um passo para trás. Layton logo percebe que, para ser um líder, certas decisões difíceis precisam ser tomadas que podem ferir gravemente a consciência. Podemos supor que Layton agora simpatiza com Melanie e, em face da chegada do Sr. Wilford, ele tem que se manter firme, talvez com uma atitude política. Resta saber se a revolução leva à ordem ou à anarquia.
O que acontece com Melanie?
Melanie escapa de sua execução quando sua verdade sobre usurpar a posição do Sr. Wilford vem à tona. Eventualmente, ela ajuda Layton a planejar a revolução. Quando Big Alice tenta se conectar com o mainframe de Snowpiercer, ela se aventura com uma roupa de proteção para cortar a conexão. Infelizmente, ela fica presa no gelo árido. Temos razões para acreditar que Melanie está viva, pois seu traje a protege do ambiente hostil.
Além disso, sua conexão com o Sr. Wilford irá se desenvolver de uma maneira que ela poderá embarcar no Snowpiercer novamente. Na cena, em que Melanie vai para uma sessão de terapia, ela mergulha fundo no trauma de deixar seu filho enquanto embarca no trem. A música suave na cena é semelhante aos sinais de rádio que Snowpiercer recebe no episódio final. Uma vez que os sinais eram de Big Alice, ele estabelece uma conexão mais profunda entre o Sr. Wilford e Melanie. Enquanto sua filha a procura, podemos supor que Wilford e Melanie terão um confronto com a revolução de Layton em segundo plano.
O primeiro episódio da segunda temporada de Expresso do Amanhã já está disponível na Netflix.