Não é de hoje que temos a certeza de que a Netflix dita tendências não apenas na cultura pop, como também em diversas outras áreas, incluindo a moda, a música e, claro, o comportamento humano. A gigante do streaming, que já ultrapassou a incrível marca de 200 milhões de assinantes no mundo, possui o poder de transformar em hype tudo que encosta e expande esse enorme sucesso para todos os públicos, de toda as idades e classes sociais.
Através do ano incomum que foi 2020, marcado pela pandemia do coronavírus e pelo necessário distanciamento social, os streamings se tonaram a fonte principal de entretenimento global e grandes histórias vieram para ficar com a gente para sempre. Seja por conta do carisma dos personagens retratados ou pela qualidade técnica da produção, uma coisa é certa: o impacto da pandemia em nossas vidas nos proporcionou mergulhar em mundos inexplorados, querer aprender xadrez para jogar igual Beth Harmon na intrigante ‘O Gambito da Rainha’ ou quem sabe desejar conhecer a capital fashion do imaginário da ‘Emily em Paris‘, por exemplo.
E não é à toa que essas duas produções citadas acima estão entre as séries mais pesquisadas no Google no ano passado e, bem no auge da pandemia, essas narrativas não apenas conquistaram fãs massivos, como também influenciaram diretamente as vendas de jogos, livros e acessórios, fora o resgate de tendências, algo que a aclamada ‘Stranger Things’ faz até os dias de hoje ao trazer a estética oitentista de volta, e que filmes como ‘A Saga Crepúsculo’ também fez quando resgatou diversas características da moda teen, afinal, se você foi adolescente no começo dos anos 2000 certamente já desejou usar o modelo de tênis que a protagonista Bella usava filme ou mesmo os óculos Ray-Ban Wayfarer do vampiro Edward, não é mesmo? Isso para não falar de como ‘Euphoria’, série recente da HBO, marcou forte presença no universo da maquiagem, da música e da moda e colocou glitter no rosto da grande maioria dos jovens rebeldes da Geração Alfa.
Dessa forma, para ter uma noção desse enorme impacto que o audiovisual, em especial as séries de streaming, provocam na sociedade, encontramos um estudo interessante conduzido pela Betway, site de jogos roleta online, sobre como uma história inocente e despretensiosa pode vir a se tornar o ponto de partida para inúmeras tendências e comportamentos e, com base no que estavam em alta no Google durante 2020, separamos aqui na redação do site algumas das séries mais influentes da Netflix nos dias de hoje.
- O Gambito da Rainha
Com sua narrativa viciante e a atuação magnética da jovem Anya Taylor-Joy, a minissérie ‘Gambito da Rainha’ chegou sem muito alarde no streaming em outubro de 2020 e não demorou muito para se tornar uma das produções originas mais assistidas da história da Netflix. A história da jovem prodígio do xadrez foi assistida em 62 milhões de casas em apenas 28 dias. E não é apenas esse número que impressiona, já que a obra teve cerca de 551 milhões de minutos assistidos em apenas 3 dias. Isso equivale a 382 mil dias, 1.000 anos e 1 século. É realmente espetacular.
Além disso, Gambito da Rainha fez aumentar a busca pela palavra “xadrez” no Google em 88% desde o seu lançamento e colocou seu livro, que serviu de base para a série, como best-seller 37 anos depois de seu lançamento. Tá pouco ou quer mais?
2. Emily em Paris
Por outra vertente mais, digamos, fashion, a série ‘Emily em Paris’ também deixou sua marca no mundo ao se tornar a 6ª produção mais pesquisada no Google em 2020. A obra, que conta a história de Emily, protagonizada pela carismática Lily Collins, uma jovem executiva de marketing que consegue o emprego dos seus sonhos em Paris, foi a mais maratonada do mundo em sua semana de estreia. Além disso, influenciou diretamente a moda, o turismo e o consumo de determinadas roupas. Por exemplo, o Bucket Hat, modelo de chapéu, teve suas buscas na internet intensificadas em 342% desde o dia em que a original da Netflix deu as caras do streaming. As buscas pelas palavras “francês” e “Paris” tiveram uma alta de 47% e 43% respectivamente no mês de outubro de 2020.
Já na música, a obra trouxe de volta a canção “Non, je ne regrette rien”, de Édith Piaf, para o topo das paradas da Billboard mais de 60 anos após seu lançamento, fora o massivo número de reproduções da 1ª temporada: 700 mil. E isso só nos Estados Unidos. Ficou chocado? Pois a série encontra-se renovada para sua 2ª temporada.
3. The Crown
Nunca a realeza britânica esteve tão em alta no mundo do entretenimento quanto agora com o secesso estrondoso do fenômeno ‘The Crown’. A série histórica e biográfica sobre a Família Real, que já conta com quatro temporadas na Netflix, conquistou feitos surpreendentes desde sua estreia, em novembro de 2016. Assim como a majestosa e doce Princesa Diana foi uma grande precursora de tendências nos anos 1990, a obra da Netflix fez o termo “gola alta” ter suas pesquisas intensificados no Google em 7.000%, fora o fato de a Rainha Elizabeth II ter seu nome pesquisado mais de 433% a cada nova temporada.
A curiosidade do público é tão grande, que a frase “o que a família real acha da série The Crown” se tornou uma das perguntas mais frequentes do site de buscas e 35% dos britânicos que assistem a série no streaming passaram a enxergar a família monarca “um pouco melhor” do que antes da existência da obra. Atualmente, a mega produção da Netflix está renovada para sua 6ª e última temporada. Definitivamente as tretas vão deixar saudade.
E você, já se sentiu influenciado por essas séries ou por outras? Conta para a gente nos comentários e boa maratona.