Já se passaram vários meses desde que Batwoman encerrou sua primeira temporada, e a série inspirada nos quadrinhos da DC passou por muitas mudanças importantes nesse período de tempo. O maior deles chegou logo após o final da 1ª temporada do programa, quando foi anunciado que Ruby Rose deixaria seu papel como Kate Kane / Batwoman. Em vez de reformular o papel ou apresentar outro personagem dos quadrinhos, a série decidiu se concentrar em uma personagem inteiramente nova chamado Ryan Wilder (Javicia Leslie). Claro, ainda havia a questão de como exatamente a série iria tirar Kate Kane da trama – e tivemos nossa resposta no primeiro episódios da 2ª temporada.
Alerta de Spoilers a seguir!
O episódio começa com Ryan dormindo em sua van perto do porto de Gotham, que é repentinamente interrompido por um avião caindo na frente dela. Enquanto Ryan examina os destroços, ela encontra alguns passageiros moribundos do avião – e uma bolsa contendo o traje de Kate Kane. Isso é justaposto com Luke Fox (Camrus Johnson) e Mary Hamilton (Nicole Kang) percebendo que o avião de Kate de volta de National City – onde ela tinha ido perguntar a Kara Danvers / Supergirl (Melissa Benoist) sobre o fragmento de criptonita em sua posse – tinha atrasado devido ao mau tempo. Depois de somar dois mais dois, eles percebem que Kate estava no avião que caiu e que ela não foi encontrada em lugar nenhum.
A notícia da queda do avião de Kate se torna pública rapidamente, com um artigo de primeira página proclamando “O que aconteceu com Kate Kane?”, E argumentando que agora ela está desaparecida devido à queda do avião. Os personagens que estavam na órbita de Kate começam a ter reações muito diferentes a esta notícia – Jacob Kane (Dougray Scott) tenta usar seus recursos com Os Corvos para encontrar Kate viva ou morta, mas se conforma com o fato de que ela pode estar morta, especialmente depois de algo semelhante acontecer com Elizabeth Kane / Alice (Rachel Skarsten) anos atrás. Luke também assume que Kate não sobreviveu ao acidente, e se culpa por isso, já que ele desencadeou a cadeia de eventos que a levou a National City com a Kryptonita. Mary, entretanto, tenta ter uma visão mais esperançosa.
Conforme o episódio avança, algumas das teorias em torno do destino de Kate começam a se conter – particularmente Sophie Moore (Meagan Tandy), acreditando que o avião foi visado por Safiyah Sohail (Shivani Ghai) por causa da história romântica de Kate com Julia Pennyworth (Christina Wolfe). No final do episódio, a teoria de Sophie recebe uma grande bomba, quando ela recebe uma carta endereçada a ela do cofre de Kate, que proclama que ela era a Batwoman e que ainda a amava.
Enquanto isso, Alice também está perturbada com a aparente morte de Kate – porque ela não conseguiu ser a pessoa que a fez desaparecer, e ela não tem certeza de quem exatamente o fez. Na cena final do episódio, ela parece obter sua resposta, com uma nota sinistra de Safiyah proclamando “Agora estamos quites”.
Então, Kate Kane está morta? O episódio não diz definitivamente, especialmente depois que a showrunner de Batwoman Caroline Dries confirmou no ano passado que eles não matariam Kate, especialmente para não cair na problemática de “Enterre seus Gays”. No entanto, alguns fãs podem se perguntar exatamente como Kate pode ter sobrevivido a um acidente de avião tão brutal, embora haja definitivamente um precedente dos quadrinhos para super-heróis sobrevivendo a eventos indizíveis, mesmo sem seus trajes de super-heróis. Claro, isso levanta a questão de qual será exatamente o status dela, e como as diferentes teorias que afetarão o elenco de apoio de Batwoman.
“O que aconteceu com Kate? Ela está viva? Ela morreu? Ela está desaparecida? Ela está fugindo? Ela está presa? Ela está perdida?” Dries disse durante a convenção virtual DC FanDome no ano passado. “Todos esses são grandes mistérios que nos empurram para dentro da temporada, e todos os nossos personagens terão diferentes perspectivas sobre isso. Diferentes teorias de conspiração, diferentes pontos de vista, e isso criará muito drama, tensão, mistério e intriga. Será chocante e incrível.”
O novo ano de Batwoman irá acompanhar a história de Wilder, uma mulher bagunceira, ligeiramente boba e indomada, cuja vida foi marcada por injustiças raciais e uma infância conturbada, segundo a descrição de Caroline Dries, a showrunner da série.
Dessa forma, a personagem irá usar do traje de morcego para abafar as feridas emocionais ainda expostas e se tornar uma super heroína que não conseguiria ser sem ele.
A segunda temporada de Batwoman estreia no Brasil em 29 de janeiro no canal da HBO e no serviço de streaming HBO GO.
Fonte: ComicBook