Pieces of a Woman é um filme dramático que visa mostrar a jornada emocionalmente tumultuada e angustiante de um casal de Boston que perde sua filha alguns momentos após seu nascimento. Os cineastas húngaros Kornél Mundruczó e Kata Wéber realmente trouxeram o drama e deixaram a história falar por si mesma. Com um elenco que inclui Vanessa Kirby e Shia LaBeouf, o enredo é aquele que puxa as cordas do seu coração. Ficamos curiosos para saber se foi inspirado por eventos reais e aqui está o que sabemos.
Pieces of a Woman é baseada em uma história verdadeira?
‘Pieces of a Woman’ é parcialmente uma história verdadeira. O roteiro foi escrito por Kata Weber, que disse que o enredo é “altamente ficcional”, e foi compilado tendo em mente as várias lutas das mulheres em todos os lugares. No entanto, ela disse que os aspectos emocionais do filme eram “exatamente a minha história”. Para dar um contexto, os sócios Weber e Mundruczo também enfrentaram a dor de perder um filho e, assim, as lutas incorporadas à história o atingiram de verdade.
Enquanto conversava com o The Hollywood Reporter, Weber disse: “Pode parecer loucura, porque existem tantas conexões no filme com nossas vidas, com minha vida e minha história de família, mas quando comecei a trabalhar com o roteiro, não era muito óbvio que vai ser minha jornada emocional, ou que vai ser algo tão pessoal. Inicialmente, eu queria descrever um conflito e discutir um tabu, mas a parte pessoal estava um pouco escondida, escondida de mim também.”
Enquanto ela trabalhava no roteiro, Weber percebeu que ela tinha muito em comum com a protagonista fictícia Martha. Mundruczo afirmou que há aspectos da arte que não podem ser discutidos na vida real, mas este filme o ajudou a entender muito sobre sua própria perda. Ele esclareceu: “É um filme muito pessoal. Mas não é apenas a nossa história, é a história sobre o que não queremos falar, o que não queremos enfrentar. Quando falamos com Vanessa Kirby, dissemos a ela: “Não queremos falar sobre nossa experiência, você tem que encontrar sua própria experiência neste personagem.”
Em ‘Pieces of a Woman’, vemos Kirby e LaBeouf interpretarem um casal que está esperando uma menina bonita e saudável. Martha, a personagem da primeira, opta pelo parto em casa, e seu parceiro, Sean, concorda de boa vontade. Toda a provação ficará a cargo de Barbara, uma parteira. Mas no dia em que Martha entra em trabalho de parto, Bárbara não está disponível, então Eva a substitui.
Embora o bebê nasça, Eva logo percebe que ele não consegue respirar. Infelizmente, a criança morre, deixando os pais bastante perturbados e destruídos. Na sequência desse evento, Eva é acusada de negligência criminosa, e tanto Sean quanto a mãe de Martha querem que a parteira seja colocada atrás das grades. Afinal, alguém deve ser responsabilizado pelo que aconteceu naquele dia, certo?
Curiosamente, essa faceta do filme também foi inspirada no caso de 2010 de uma defensora do parto domiciliar húngaro. (Eva na vida real foi condenada a 2 anos de prisão, mas depois foi perdoada). À medida que a trama avança, Martha deve aceitar não apenas a perda do filho, mas também enfrentar o risco de perder o parceiro e a família (até certo ponto). Não queremos dar spoilers, mas é evidente que o filme faz uso de incidentes comoventes da realidade para dar um impulso à narrativa.