10 Melhores Filmes Brasileiros de 2020

Apesar de todas as dificuldades de 2020, o cinema brasileiro segue firme e forte como um dos mais plurais. Desde obras com uma inédita representatividade trans, até terror sofisticado e documentários imersivos, o cinema nacional continua mantendo um ótimo desempenho, especialmente em Festivais internacionais. Pensando nisso, separamos os 10 melhores filmes brasileiros que mais se destacaram durante esse ano e que merecem a sua atenção imediatamente.

Confira:

Alice Júnior

Alice é uma adolescente trans cheia de carisma que investe seu tempo fazendo vídeos para o Youtube. Um dia, seu pai, Jean, é transferido pela empresa do Recife para Araucárias do Sul, e eles precisam se mudar. Na nova escola, Alice enfrenta preconceitos ao se deparar com uma sociedade mais retrógrada do que estava acostumada. O desejo da menina é dar seu primeiro beijo, mas, antes de tudo, quer o direito de ser quem ela é.

Leia a nossa crítica completa!

Pacarrete

Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Porém, em sua conservadora cidade as mulheres nasceram para casar e ter filhos. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal onde pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte.

Leia a nossa crítica completa!

Disforia

Dário sofre pela dificuldade em se recuperar de um acontecimento assustador de seu passado. Ao se aproximar da menina Sofia, memo?rias de um trauma são despertadas. Atormentado, ele precisa encarar o passado e o mistério envolvendo a família dela.

Leia a nossa crítica completa!

Tudo Bem No Natal Que Vem

Jorge sofre um acidente na véspera do Natal e acorda um ano depois, sem lembranças do que ocorreu nesse período de tempo.

Leia a nossa crítica completa!

Música para Morrer de Amor

Isabela foi abandonada pelo namorado, Felipe quer se apaixonar e Ricardo, seu amigo, está apaixonado por ele. Esses três corações entrelaçados estão prestes a se partir.

Leia a nossa crítica completa!

M8 – Quando a Morte Socorre a Vida

Maurício começa a estudar na renomada Universidade Federal de Medicina. Em sua primeira aula de anatomia, ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só pode ser desvendado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Leia a nossa crítica completa!

Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou

Hector Babenco foi um cineasta que viveu e morreu realizando o que fazia sua vida ter algum sentido: A sétima arte. Em relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde de Babenco, o documentário revela como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.

Leia a nossa crítica completa!

Emicida: AmarElo – É Tudo pra Ontem

O documentário explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico e militante negro, Emicida. Criado em estúdio, AmarElo foi apresentado no Theatro Municial, em São Paulo, 2019, em um show que abordou a história da cultura negra no Brasil.

Fim de Festa

Breno e Penha conhecem Ângelo e Indira, um casal que veio da Bahia para festejar o Carnaval. Em uma confraternização, os quatro jovens se reúnem na casa de Breno, mas a Quarta-Feira de Cinzas traz uma má notícia: uma jovem francesa é brutalmente assassinada a pauladas. O crime faz o pai de Breno, um policial civil, retornar mais cedo de suas férias para investigar o caso.

Casa de Antiguidades

Cristovam sai do interior do Brasil em busca de melhores condições de trabalho no sul. Mas o contraste cultural e étnico da nova morada em relação à sua terra natal provoca no vaqueiro um processo de solidão e perda de identidade. O ambiente tradicionalista, conservador e violento o distancia da própria realidade. Sem saída, em um processo espiritual, ele renasce para enfrentar o presente.

MENÇÕES HONROSAS

Bochincho – O Filme (curta)

Baseado no conhecido poema de Jayme Caetano Braun, conta a história de um velho homem que, ao lado de parceiros de lida, evoca suas lembranças de um pitoresco episódio de seu passado no Rio Grande do Sul.

Inabitável (curta)

Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que esta desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: