Depois de criar um fenômeno global com a franquia Star Wars, os fãs ficaram chocados quando George Lucas vendeu a Lucasfilm para a Disney em 2012, mesmo que isso significasse que mais aventuras seriam desenvolvidas para a galáxia muito, muito distante, com Lucas detalhando no novo livro Os Arquivos de Star Wars: Episódios I-III 1999-2005 como sua decisão de se afastar da série foi para que ele pudesse passar mais tempo com sua família. Embora o novo livro ainda não esteja disponível, o autor Paul Duncan acessou o Twitter para compartilhar um trecho dele no qual Lucas detalha seu estilo de fazer cinema significa dedicar muito tempo para fazer mais filmes quando suas prioridades estavam com sua família.
“Naquela época, eu estava começando a próxima trilogia; conversei com os atores e estava começando a me preparar. Eu também estava prestes a ter uma filha com minha esposa. Demora 10 anos para fazer uma trilogia – Episódios I a III levou de 1995 a 2005″, afirma Lucas no livro. “Em 2012 eu tinha 69 anos. A questão era: vou continuar fazendo isso pelo resto da minha vida? Quero passar por isso de novo? Finalmente, decidi que prefiro criar minha filha e aproveitar a vida por um enquanto. Eu poderia não ter vendido a Lucasfilm e arranjado alguém para dirigir as produções, mas isso não é aposentadoria.”
Ele acrescentou: “Em [ Star Wars: ] O Império Contra-Ataca e [ Star Wars: ] O Retorno de Jedi eu tentei ficar fora do caminho, mas não consegui. Eu estava lá todos os dias. Mesmo que as pessoas estivessem amigos meus e eles fizeram um ótimo trabalho, não era o mesmo que eu fazer; era como ser removido uma vez. Eu sabia que provavelmente não iria funcionar de novo, que eu ficaria frustrado.”
Esses comentários também deixam bem claro que não devemos esperar ver Lucas retornar à franquia, dado quanto de seu tempo qualquer projeto consome. No entanto, ele também provou, a cada nova aventura da série, que não consegue ficar totalmente afastado, já que é frequentemente visto fazendo viagens para os sets de filmes e projetos de TV.
“Eu sou um daqueles caras do microgerenciador, e não posso evitar“, Lucas continuou. “Então, decidi abrir mão disso, aproveitar o que tinha e estava ansioso para criar minha filha. Além disso, eu queria construir um museu, o que sempre quis fazer, então pensei: ‘Se eu não fazer isso agora, eu nunca vou fazer isso. ‘Passei minha vida – 40 anos – e desistir foi muito, muito doloroso. Mas foi a coisa certa a fazer. Achei que teria um pouco mais a dizer sobre os próximos três, porque já os começaram, mas eles decidiram que queriam fazer outra coisa. As coisas nem sempre funcionam do jeito que você deseja. A vida é assim.”
Os Arquivos de Star Wars: Episódios I-III 1999-2005 serão lançados em 2021.
Fonte: ComicBook