Em agosto deste ano, Marcius Melhem, que ficou conhecido por seus papéis de comédia nos programas humorísticos da Globo, e que comandava toda área de humor da emissora, foi demitido após 17 anos de contrato.
Na época, a emissora afirmou que o desligamento foi “em comum acordo”, porém, já era do conhecimento de todos que as humoristas Dani Calabresa e Maria Clara Gueiros haviam se queixado de atitudes abusivas de Melhem.
O caso tentou ser abafado pela emissora, mas hoje, através de uma matéria da Revista piauí, se tornou conhecido vários relatos de abuso moral e sexual do comediante.
Dentre os relatos, a matéria conta sobre uma festa que ocorreu em 2017 com a equipe do Zorra, onde Marcius assediou a comediante Dani Calabresa.
“Ele forçava o contato, corpo a corpo. Quando estavam na segunda música, num lance rápido, ele puxou a cabeça da atriz em sua direção e tentou beijá-la. A comemoração continuava animada quando Calabresa resolveu ir ao banheiro, cuja porta dá para um lavabo com espelho e não fica à vista de quem está no salão. Ao sair, a atriz deu de cara com Melhem, que estava à sua espera e tentou agarrá-la. Ela reagiu, bateu com a parte traseira da própria cabeça na parede e pediu que Melhem a deixasse passar. Em vão. Com uma das mãos, ele imobilizou os braços da atriz. Com a outra, puxou a cabeça dela para forçar um beijo. Assustada, Calabresa cerrou os lábios e virou o pescoço, mas Melhem conseguiu lamber o rosto dela. Em seguida, tirou o pênis para fora da calça. Enquanto a atriz tentava soltar os braços e escapar da situação, acabou encostando mão e quadris no pênis de Melhem. Ao reencontrar os colegas no salão, Calabresa teve uma crise de choro. Os atores Luis Miranda e George Sauma ofereceram a ela um copo d’água e confortaram a amiga.”
Alguns dias depois, Melhem comentou o caso nos bastidores culpando Calabresa por “estar muito gostosa” na festa.
A piauí ouviu 43 pessoas, em conversas presenciais, virtuais ou por meio da troca de mensagens de texto ou áudio. Entre elas, duas vítimas de assédio sexual de Marcius Melhem, sete vítimas de assédio moral e três vítimas dos dois tipos de assédio, o sexual e o moral. Clique aqui para ler o relato completo.