As inscrições para participar das atividades de qualificação profissional do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro estão abertas e podem ser realizadas de forma online. O festival, que está comemorando a 15ª edição este ano, acontecerá entre os dias 10 e 17 de dezembro, com programação e atrações especiais.
Para a oportunidade, serão oferecidas duas turmas. Uma delas é o Primeiro Laboratório Aruanda/Energisa de Projetos Documentais, idealizado e ministrado pela diretora, roteirista e produtora Susanna Lira (RJ). A oficina conta com 15 vagas e acontecerá nos dias 14 a 16 de dezembro, de forma online.
Haverá também a Oficina de Crítica Cinematográfica. Direcionada para 20 pessoas, as aulas serão ministradas por Carol Almeida (Doutorada pela UFPE), entre os dias 9 a 12 de dezembro. A iniciativa tem o objetivo de trabalhar noções sobre leitura e análise da narrativa fílmica e instrumentalizar a prática da escrita de textos de crítica de cinema para serem publicados nos sites de mídia cultural Janela7 e Curta Curtas, além do site oficial do Fest Aruanda. As críticas serão dos filmes de longa e curta-metragem que integrarão a programação da edição.
As vagas são prioritariamente para estudantes de Cinema e Mídias Digitais, sendo 10 reservadas a estudantes da UFPB e as 10 outras abertas à livre inscrição. Além disso, metade das vagas são reservadas para mulheres e 30% para pardos e negros. Para se inscrever, os interessados devem escrever um texto entre 150 e 300 palavras, fazendo uma resenha de uma obra audiovisual. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas, a triagem será realizada pelo editor do Janela7 e do Curta Curtas, o jornalista e crítico de cinema Sandro Alves de França.
Clique aqui para se inscrever.
A oficina deverá acontecer de forma online, por meio da plataforma Jitsi Meet ou do Google Meet, conduzida por Carol Almeida, Doutora em Comunicação (UFPE), e assistência de Sandro Alves de França, graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB) e mestrando em Comunicação (UFPE).