O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, algo que deve ser lembrado todos os dias. E como sabemos, o mundo do cinema, da música, dos esportes e dos influencers em geral também sofre com a falta oportunidade para pessoas pretas.
A data faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
#VidasNegrasImportam
Aqui, separamos uma lista de famosos e artistas que se você ainda não conhece, deve passar a conhecer e se inspirar. Nós precisamos de um mundo sem racismo e de oportunidades iguais.
Confira:
Angela Davis
Política e ativista na luta pelos direitos das pessoas negras e das mulheres. Influente na sociedade e no mundo por sua história de vida na luta antirracista. Autora de quatro livros, como Mulheres, Cultura e Política e A Liberdade é Uma Luta Constante.
Spike Lee (@officialspikelee)
Produtor e Diretor norte-americano. Influente no combate ao racismo e trazer a realidade desigual para os seus filmes. Em 2019, o cineasta ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado com o filme Infiltrados na Klan.
Viola Davis (@violadavis)
Atriz e produtora norte-americana. Luta sobre equidade e feminismo. Ganhou o Oscar em 2017 como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Fences”, e desempenha um papel incrível na série How to Get Away with Murder.
Beyoncé (@beyonce)
Cantora, atriz e produtora. Uma das artistas mais influentes do mundo, que se tornou referência para milhares de pessoas. Diretora de Black is King, filme lançado em 2020, pelo Disney+.
Marielle Franco
Vereadora e ativista assassinada em 2018. Lutava contra o racismo e as milícias no Rio de Janeiro. A sua morte comoveu o país que levará seu legado para frente. #MariellePresente.
Taís Araújo (@taisdeverdade)
Atriz e apresentadora. Influencer na luta feminista e no combate ao racismo. Taís interpretará Marielle Franco no especial ‘Falas Negras’, da TV Globo, que será exibido nesta sexta-feira (20), depois de A Força do Querer.
Emicida (@emicida)
Rapper, cantor e compositor. Influente na música e no combate ao racismo no Brasil. Recentemente ganhou dois prêmios musicais com o álbum “AmarElo”, no Prêmio Multishow e no Grammy Latino.
Lewis Hamilton (@lewishamilton)
Automobilista britânico que acaba de se tornar sete vezes campeão de Fórmula 1. Um dos poucos negros da modalidade e luta constantemente contra o racismo no mundo e no esporte.
Terry Crews (@terrycrews)
Ator e comediante norte-americano, que ganhou muito destaque por seu papel como Julius Rock em Todo Mundo Odeia o Chris. Atualmente é protagonista na série Brooklyn Nine-Nine.
Zezé Motta (@zezemotta)
Atriz e cantora. Considerada uma das mais importantes artistas negras do Brasil. Vencedoras de diversos prêmios do cinema, principalmente pelo seu papel como Xica da Silva, emblemático.
Glória Maria (@gloriamariareal)
Jornalista e uma das principais referências no Brasil. Repórter da Globo desde 1971 e foi a primeira a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional.
Kobe Bryant
Jogador de basquete falecido em um acidente de helicóptero em 2020. Fez parte da liga antirracista, e foi um dos primeiros jogadores a iniciar a luta sindical a favor dos atletas negros na NBA. Uma das maiores influências do esporte e se tornou uma lenda para os fãs e para o mundo.
Giovanna Heliodoro (@transpreta)
Comunicadora, historiadora e criadora do canal Trans Preta. Luta pelo direito das pessoas trans, pelo empoderamento feminista e contra o racismo.
Djonga (@djongador)
Cantor de rap e um dos maiores destaques da música atualmente. Luta pelo combate ao racismo e foi o primeiro artista brasileiro a ser indicado no Prêmio BET Hip Hop Awards.
Djamila Ribeiro (djamilaribeiro1)
Jornalista, ativista e filósofa feminista. Influencer na luta do combate ao racismo e autora dos livros: Pequeno Manual Antirracista e Quem tem Medo do Feminismo Negro?
Nataly Neri (@natalyneri)
Influencer e criadora do canal Afro e Afins. Luta contra o racismo, aborda o empoderamento negro e o veganismo. Embaixadora do movimento #CreatorForChange, criado pelo YouTube.
Samuel Gomes (@samuelgomes)
YouTuber que discute LGBTQIA+, sobre a vida na periferia e comunidade negra. Premiado pelo livro “Guardei no Armário”.
Jup do Bairro (@jupdobairro)
Cantora, influencer e autora do single “Corpo sem Juízo”. Luta pela representatividade dos corpos sem padrão.
Nath Finanças (@nathfinanças)
Influencer e educadora financeira focada em pessoas de baixa renda. Recentemente lançou seu primeiro livro: Orçamento sem falhas.
IZA (@iza)
Cantora e uma das mais recentes influentes na área da música. Iza se tornou referência para diversas garotas negras que sonham em ter um futuro melhor e mais igual.
A princípio, a lista é pequena perto de tantos artistas que conhecemos e que lutam por uma sociedade mais justa e sem racismo. Com toda a certeza, você deve ter se lembrado de alguém tão quão importante que não está aqui, mas que deve ser lembrado e admirado também. Sendo assim, comenta aqui a sua inspiração e compartilhe com outras pessoas para que mais pessoas tenham oportunidades, além de servir de inspiração para tantos outros que estão na batalha.
Leia mais: Emicida faz live no Dia da Consciência Negra; Veja outros artistas