Star Trek: Discovery mudou a linha do tempo do universo Star Trek para uma nova fronteira ousada: o século 32, o mais distante no futuro que já viajamos. Esta nova versão da galáxia é mais faroeste do que utopia galáctica, em grande parte devido a um evento cataclísmico conhecido como “The Burn”, que paralisou a tecnologia de dobra e limitou drasticamente o alcance da Frota Estelar. Como tal, Michael Burnham e a tripulação da Discovery estão tendo que reaprender sobre o que são alguns dos grampos mais familiares de Star Trek, e no episódio mais recente foi tudo sobre a raça simbiótica alienígena conhecida como Trill.
Então, quais são as raças alienígenas Trill de Star Trek ? Aqui está a explicação completa:
Os Trill são uma espécie alienígena humanóide nativa do planeta Trill. Uma pequena porção desses humanóides Trill são hospedeiros adequados para um organismo simbiótico conhecido como simbionte Trill. A união dos anfitriões e simbiontes Trill permitiu que a história e o conhecimento da cultura e experiências Trill fossem transportados do século 12 para o século 32.
Depois de se ligar a um simbionte Trill, o hospedeiro recebe acesso a todas as memórias e habilidades dos antigos hospedeiros do simbionte. Anfitrião e simbionte verdadeiramente se tornam um no mesmo em todos os níveis, e para ilustrar esse equilíbrio entre individualidade e identidade coletiva, o anfitrião Trill mantém seu primeiro nome, enquanto usa o nome único do simbionte como seu sobrenome.
Os Trill apareceu pela primeira vez em Star Trek: The Next Generation, episódio “The Host” da 4ª temporada, mas as espécies alienígenas realmente brilharam em Star Trek: Deep Space Nine. Deep Space Nine apresentou aos fãs Jadzia Dax, que era a oficial científica da estação espacial. Jadzia Dax era bastante querida pelos fãs da série – até o corpo do hospedeiro ser morto e o simbionte Dax passado para Ezri Tigan, um conselheiro em DS9. Ezri Dax seria apresentado na temporada final do show, ilustrando a natureza de transição da existência de Trill.
Os Trill continuaria a fazer aparições na série Star Trek como Voyager e Picard, mas nunca com a quantidade de foco que o DS9 deu a eles. Isso tem sido uma fonte de muito debate dentro do fandom de Star Trek, já que The Trill foi visto como a metáfora da série para pessoas LGBTQIA + – especificamente pessoas transgênero. Star Trek pareceu se afastar das questões LGBTQIA + na era de 2000 – uma época em que os Trill coincidentemente também parecia ter desaparecido da franquia.
No episódio 4 da 3ª temporada de Star Trek: Discovery, “Forget Me Not”, descobrimos que, após a calamidade da Combustão, os Trill mal conseguiram se manter na era do século 32. A Combustão afetou drasticamente os Trill, já que a explosão de Dilithium de warp drives por todo o universo matou uma porção significativa dos corpos hospedeiros viáveis do Trill. No entanto, os Trill receberam uma nova e ousada esperança: Adiral Tal (Blu del Barrio) se tornou o primeiro humano ligado a um simbionte Trill , revelando que a raça pode expandir sua influência para muitas outras raças e culturas.
Na vida real, a história do simbionte Tal deu um certo devido ao Trill e sua ressonância na franquia. Os apresentadores de Tal, Gray (Ian Alexander) e Adira (Barrio) são interpretados pelos primeiros atores transgêneros e não binários de Star Trek (respectivamente).
Fonte: ComicBook