A cantora de funk Tati Zaqui foi diagnosticada com endometriose e usou suas redes sociais para compartilhar a notícia. Além disso, na terça-feira (20), ela usou os stories do Instagram para alertar a sociedade sobre a doença.
“Tomem cuidado. Se vocês sentirem cólicas muito fortes e tiverem fluxo muito alto, procurem imediatamente um ginecologista para não terem problemas futuros. Existem casos que só são resolvidos através de cirurgias.”
Entenda a endometriose
O endométrio é um tecido que reveste a parte interna do útero. Ele pode crescer em partes do corpo que não deveria. E quando cresce mais do que deveria onde não deveria, acontece a endometriose.
Não se sabe ainda quais são as reais causas da endometriose, mas já há algumas suspeitas, como sistema imune que não funciona bem, menstruação retrógrada ou células embrionárias.
O principal sintoma e o mais comum são as cólicas menstruais, ou seja, uma dor pélvica intensa nos dias da menstruação.
A forma de tratamento dependerá da extensão do problema. Para tanto, podem usar medicamentos com a finalidade de frear a progressão da doença ou cirurgia de remoção das áreas afetadas ou dos dois ovários, chamada de histerectomia.
Fonte: Drogaria Liviero