Já está disponível na Netflix o suspense nigeriano ‘Por Uma Vida Melhor’ (Oloture), que tem se mantido em alta no catálogo da plataforma desde sua estreia, desbancando, até mesmo, o divertido ‘Enola Holmes’. Mas será que vale a pena assistir esse e não os outros filmes do serviço? Vamos descobrir!
Sinopse
Com direção de Kenneth Gyan, a trama traz a figura principal da jornalista Oloture (vivida pela Sharon Ooja), que entra com toda a coragem na prostituição de mulheres na Nigéria para a Europa. Ela passa por diversos desafios que permeiam a vida dessas mulheres marginalizadas e escreve na sua perspectiva sobre as dificuldades e todo um esquema de tráfico sexual.
Trailer
Polêmicas
O longa nigeriano, produzido pela Nollywood (a 2ª maior produtora de filmes do mundo) tem como objetivo mostrar como funciona o tráfico sexual de jovens meninas na Nigéria e explora o dia-a-dia de profissionais do sexo, porém, segundo algumas críticas estrangeiras, a trama, além de estereotipar e hipersexualizar o corpo feminino sem necessidade, ainda mostra que o mundo da prostituição é constituído apenas de drogas e violência, sendo que, para muitas jovens, apesar de ser um tabu para a sociedade, é visto como uma profissão. Como tudo fora do convencional causa espanto no público, os assinantes da Netflix estão divididos sobre o que achar do filme, como aconteceu com o recente ‘Mignonnes’ – leia a crítica aqui! No site IMDb, o filme conta com a nota baixa de 5.1/10.
E o Pipocas recomenda?
Não! Ainda que o filme tenha problemas sérios em sua condução e acabe sem um desfecho, o drama toca em pontos importantes, como a realidade nua e crua das ruas e como as pessoas são submetidas à prostituição por conta da falta de oportunidade. Mesmo assim, é importante ressaltar que o orçamento baixo pesa, que elenco não entrega uma performance a altura e que a premissa, com boas intenções, é extremamente mal executada. ‘Por Uma Vida Melhor’ é bem intencionado e tenta aprofundar o assunto com dedicação, mas, infelizmente, a realização é tão incompetente, que tira qualquer impacto emocional.
NOTA: 1/10.