‘Mulan’ decepciona nas bilheterias chinesas

O filme “Mulan” da Disney estreou na China neste fim de semana com números decepcionantes de apenas US$ 23 milhões, longe de ser o sucesso que se esperava no território.

Embora ainda tenha sido o maior faturamento do fim de semana, veio um pouco acima do épico histórico local “The Eight Hundred”, que arrecadou US$ 21,7 milhões, de acordo com dados do rastreador da indústria Maoyan.

Leia nossa crítica de Mulan

Analistas dizem que a Disney pode ter optado por deixar de lado a leviandade e os números musicais da animação original para esta adaptação live-action em uma tentativa de atrair o público chinês.

A Disney não foi ajudada pelo fato de que as autoridades chinesas locais impuseram um apagão da mídia na cobertura do título em uma tentativa de ofuscar e minimizar o crescente clamor fora da China sobre os laços do filme com a região de Xinjiang, no noroeste da China.

O filme foi filmado na área em 2018 no auge de uma campanha para colocar uigures de etnia muçulmana em campos de internamento, como parte de uma campanha sistemática de assimilação do governo para exterminar a cultura do grupo e reduzir as taxas de natalidade. Nos créditos, o filme agradece até departamentos governamentais diretamente envolvidos na gestão desses campos.

O filme americano com orçamento de $ 200 milhões dirigido pelo neozelandês Niki Caro está atualmente projetado para arrecadar meros $41 milhões (RMB 281 milhões) ao longo de todo o seu mês em cartaz na China, de acordo com Maoyan.

“Mulan é a aventura épica de uma jovem destemida que se disfarça de homem para combater os Invasores do Norte que estão atacando a China. A filha mais velha de um honrado guerreiro, Hua Mulan, é espirituosa, determinada e muito ágil. Quando o imperador emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, ela entra em cena para tomar o lugar de seu pai doente, tornando-se um dos maiores guerreiros da China.”

No elenco principal temos Liu Yifei como Mulan, Jet Li como o Imperador da China, Gong Li como a grande vilã do filme, e Donnie Yen como Comandante Tung, o mentor da guerreira.

O longa estreou em 4 de setembro na plataforma de streaming. O Disney + chegará ao Brasil em novembro.

Fonte: Variety

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: