Jeremy Tardy, que tem feito parte do elenco recorrente de Cara Gente Branca, revelou em um post no Facebook que ele não vai voltar para a quarta e última temporada, e acusou o estúdio Lionsgate de racismo. Em resposta, a Lionsgate chamou o impasse que levou à saída de Tardy de “uma negociação puramente financeira”.
Em uma longa postagem, Tardy narrou os eventos que levaram à sua saída, alegando que a Lionsgate fez uma oferta para retornar em vários episódios, mas se recusou a considerar uma contra-oferta. “Essa notícia foi perturbadora porque um de meus colegas brancos – sendo um verdadeiro aliado – revelou que eles também haviam recebido a mesma oferta inicial e negociado com sucesso uma contra-oferta”, escreveu ele.
Tardy e seis outros membros recorrentes do elenco então se uniram e coletivamente repassaram a oferta inicial em um esforço para negociar melhores acordos como um grupo. Mas o tiro saiu pela culatra quando os membros da unidade de negociação fizeram acordos paralelos com o estúdio “antes que o grupo coletivo recebesse um processo de negociação justo e equitativo”.
Como resultado, Tardy foi descartado da série. Ele chamou a Lionsgate e a Netflix sobre a mudança em um programa cujo foco é a injustiça racial, questionando o apoio das empresas ao movimento Black Lives Matter.
“Essas empresas recentemente divulgaram declarações e até mesmo doações em apoio ao movimento Black Lives Matter. Estou chamando a atenção para suas práticas vergonhosas de discriminação e desigualdade racial no que diz respeito a como eles historicamente subestimaram e rebaixaram as pessoas de cor. A palavra politicamente correta e os gestos simbólicos não o isentam da responsabilidade diária de fazer negócios de maneira justa e equitativa ”, escreveu ele, “O fato de que isso ocorreu nos bastidores de um programa que pretende abordar questões sistêmicas de racismo e a discriminação exibe a própria epítome da hipocrisia. Lionsgate. Netflix. Eu te vejo. Nós vemos você.”
Confira o post de Tardy:
A Lionsgate abordou as acusações de Tardy em um comunicado.
“Esta foi uma negociação puramente financeira em relação aos termos do negócio”, disse a empresa ao Deadline. “A Lionsgate está comprometida com o tratamento igual para todos os talentos, independentemente de raça, sexo, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Dear White People e seu lugar no debate nacional sobre igualdade racial e justiça social e estamos ansiosos para iniciar a produção em sua quarta temporada”
Baseado no aclamado filme independente de estreia de Simien, Cara Gente Branca é ambientada em uma universidade predominantemente branca da Ivy League, onde as tensões raciais borbulham logo abaixo da superfície. A série satírica – que começou de onde o sucesso de Sundance de 2014 parou – segue um grupo de estudantes negros da Winchester University enquanto eles navegam por um cenário diversificado de injustiça social, preconceito cultural, correção política (ou falta dela) e ativismo na era milenar .
Tardy interpretou o estudante queniano Rashid Bakr, um jovem inteligente que fala cinco línguas. Ele está tentando descobrir o que significa ser um africano na América entre os afro-americanos. Tardy apareceu em 11 episódios das três primeiras temporadas de Cara Gente branca, seis na 1ª temporada, dois na 2ª temporada e três na 3ª temporada.
Fonte: Deadline