O diretor Matt Reeves revelou as influências corajosas dos filmes policiais dos anos 70 em The Batman, definido pelo cineasta como uma história de detetive de rua e noir. Concentrando-se em um Cavaleiro das Trevas nos primeiros dias (Robert Pattinson) em seu segundo ano como o protetor vingativo de Gotham City crivada de crime e corrupção, Batman desvenda um mistério de assassinato com o surgimento de um enigmático assassino em série conhecido como Charada (Paul Dano). A investigação de Batman sobre esses crimes coloca o cruzado de capa contra Selina Kyle (Zoe Kravitz), também conhecida como Mulher-Gato, e Oswald Cobblepot, o chamado Pinguim (Colin Farrell).
Clique aqui para assistir o trailer.
“Porque o filme é uma história de detetive, porque é um thriller no tipo de mundo policial, e porque é sobre corrupção, estamos tratando a história do Batman como se isso pudesse ter acontecido“, disse Reeves no sábado durante o DC FanDome. “A ideia é que Batman não tem a capacidade de ter poderes super-heróicos, ele apenas tem foco super-heróico e impulso super-heróico.”
Uma influência chave é o mistério neo-noir Chinatwn de 1974, sobre o investigador particular JJ “Jake” Gittes (Jack Nicholson), que descobre a profundidade da corrupção em 1937 em Los Angeles enquanto investigava uma conspiração.
“Dessa forma, é como um noir clássico, e essa série de assassinatos que Batman investiga é muito parecida com isso. Então Chinatown era realmente grande”, disse Reeves, apontando para a “humanidade corajosa e imperfeita disso”.
“[ Batman ] foi muito inspirado por esse tipo de filme, por French Connection e outros tipos de filmes policiais como esse”, acrescentou. “Eu diria que até mesmo um filme como Taxi Driver, a descrição de um lugar, e muito mais entrar na cabeça de alguém. Acho que muitos dos anos 70, histórias de rua.”
Ao contrário dos filmes anteriores do Batman, seguindo um combatente do crime mais experiente que é “seu melhor”, Reeves acrescentou: “Para mim, o que foi emocionante não foi fazer isso. Não fazer a origem, não fazer o que vimos fazer tão bem em outros filmes, mas em vez de conhecê-lo no meio desta experiência criminológica para vê-lo no devir do Batman.”
Bruce Wayne de Pattinson é descrito por Reeves como “quebrado” e seu Batman ainda não totalmente formado. Reeves queria explorar o personagem de uma forma “muito humana e muito falha”.
“Espero que o que seja diferente no que estamos fazendo é tentar fazer exatamente dessa maneira e, então, é claro, as outras coisas que são do início da história dos quadrinhos, como ele ser o maior detetive do mundo e como chegamos lá”, disse Reeves. “Essas coisas foram tocadas, mas eu não sei se elas foram centrais para a trama, como são neste Batman em particular. Portanto, há muitas coisas que espero que sejam totalmente diferentes.”
O elenco de Batman também inclui Zoe Kravitz como Mulher-Gato, Paul Dano como Charada, Colin Farrell como o Pinguim, John Turturro como chefe do crime Carmine Falcone, Jeffrey Wright como Comissário Gordon, Andy Serkis como Alfred e Peter Sarsgaard como Diretor de Gotham.
‘The Batman’ está previsto para o dia 1º de outubro de 2021, nos Estados Unidos. A data no Brasil ainda não foi anunciada.
Fonte: ComicBook