The Owl House, a série animada da Disney Channel irá fazer história ao ter primeiro personagem principal bissexual.
Luz Noceda, a protagonista do show de 14 anos, é uma adolescente normal que embarca em uma jornada para outro mundo para se tornar uma bruxa. A personagem já tinha mostrado interesse em personagens masculinos na série, mas recentemente foi explorado a relação de Luz com outra personagem feminina, Amity.
Nos dois episódios mais recentes de The Owl House, “Enchanting Grom Fright” e “Wing It Like Witches”, é revelado que Amity tinha intenções de convidar Luz para Grom, a versão mundial do baile de formatura, e as duas compartilham uma dança juntos.
A criadora da série, Dana Terrace, fundamentou as teorias dos espectadores no Twitter de que este era realmente um retrato de um relacionamento LGBTQ – algo que alguns líderes da Disney nem sempre estavam interessados em ter no programa.
“No [desenvolvimento], fui muito aberto sobre minha intenção de colocar crianças queer no elenco principal. Eu sou um péssimo mentiroso, então esconder seria difícil”, escreveu Terrace. “Quando recebemos o sinal verde, certa liderança da Disney me disse que eu não poderia representar nenhuma forma de relacionamento gay ou bi no canal.”
Porem, a criadora da série, felizmente, teve apoio dos superiores da Disney.
“Eu sou bi! Eu quero escrever um personagem bi, caramba! Felizmente, minha teimosia valeu a pena e agora sou muito apoiado pela liderança atual da Disney.”
Na série, Luz é uma adolescente que encontra, por acidente, um portal para outra dimensão, onde humanos não são bem-vindos. Lá, ela começa uma amizade com Eda, uma bruxinha rebelde, e King, um jovem guerreiro. Mesmo não tendo habilidades mágicas, Luz decide estudar bruxaria e se torna aprendiz de Eda.
Fonte: Variety