Desde que chegou ao catálogo da Netflix, o épico bíblico ‘Ressurreição’ (Risen) tem feito grande sucesso entre o público, entrando, inclusive, no concorrido TOP 10 dos filmes mais assistidos na plataforma. Lançado nos cinemas em 2016, o longa da Sony Pictures é estrelado por Joseph Fiennes (The Handmaid’s Tale) e Tom Felton (o eterno Draco Malfoy da saga Harry Potter).
A Trama
Com direção de Kevin Reynolds (O Conde de Monte Cristo, Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, Tristão & Isolda) a trama começa às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjugar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.
Crítica e Bilheteria
Apesar do forte apelo religioso, o longa fez uma bilheteria bem fraca em 2016, de apenas 46,4 milhões, tendo em vista seu grande orçamento. A crítica também se manteve dividida, já que o longa conquistou apenas 53% de aprovação no site Rotten Tomatoes, de 129 críticas computadas. No entanto, o público gostou um pouco mais e conquistou 69% de aprovação. No IMDb sua nota é boa, de 6.3/10.
Entre as críticas mais negativas, o crítico Geoffrey Macnab declarou que “o problema aqui é que não há nenhum entusiasmo na narrativa”. Já o crítico Jim Slotek, ressaltou que é bom ver Jesus ser retratado no cinema por um ator que não seja de origem ocidental.
Ficou interessado em assistir? ‘Ressurreição’ já está disponível no catálogo da Netflix.