A GLAAD, maior organização de defesa da mídia LGBTQ do mundo, lançou seu boletim anual para Hollywood, que analisa a representação queer nos lançamentos de estúdio do ano anterior. Não deve ser surpresa que ainda existam áreas problemáticas importantes, apesar de um marco importante.
De acordo com o GLAAD, que analisou todos os filmes lançados nos oito principais estúdios, 2019 registrou um recorde de visibilidade LGBTQ geral. Dos 118 filmes lançados durante o ano, 22 incluíram personagens que se identificaram como membros da comunidade. A qualidade dessa representação, no entanto, é questionável.
As descobertas do Índice de Responsabilidade de Estúdio do GLAAD operam com o Teste Vito Russo, que verifica se os personagens LGBTQ são definidos apenas no entretenimento por sua orientação sexual ou identidade de gênero, e se são essenciais para o enredo e não apenas se referem ao tokenismo. Dos 22 filmes mencionados, apenas 16 deles passaram no Teste de Vito Russo.
Além disso, a diversidade racial entre os personagens representados despencou em 2019 em comparação aos anos anteriores. Em 2018, 42% dos personagens LGBTQ nos filmes de Hollywood eram pessoas negras. No ano passado, esse percentual caiu para 34. E, pelo terceiro ano consecutivo, havia zero caracteres trans em um lançamento no estúdio de Hollywood.
Algumas vitórias mencionadas no relatório incluem Taron Egerton como Elton John em Rocketman, Antonio Banderas no papel de protagonista em Dor e Glória, Kaitlyn Dever em Fora de Série, e Bill Hader como Richie em IT: Capítulo Dois – embora o GLAAD tenha discordado da cena de abertura gráfica do longa-metragem de Andy Muschietti.
Algumas falhas incluem Vingadores: Ultimato, que falhou no Teste de Vito Russo. O co-diretor Joe Russo apareceu como um homem falando sobre sair com outro homem durante uma sessão de terapia liderada pelo Capitão América (Chris Evans). “Embora a cena em si, sem contexto externo, seja um bom momento de inclusão, é, em última análise, outro momento de piscar-e-você-pode-perder-isso, inconsequente ao enredo, com o personagem na tela por menos de um minuto”. O relatório GLAAD diz: A mesma determinação vale para as duas mulheres se beijando em Star Wars: A Ascensão Skywalker, outro lançamento da Disney. Apesar das boas intenções do cineasta, o GLAAD afirma que “esse tipo de momento parece atrasado quando comparado aos avanços que a TV e o cinema independente fizeram”.
O GLAAD também considerou filmes como As Golpistas e John Wick: Capítulo 3 – que apresentavam atores trans e não binários, respectivamente – como falhas aos olhos do Teste de Vito Russo. Em As Golpistas, o relatório observa como Trace Lysette interpreta “um dos vários membros do conjunto marginal, e o personagem não tem uma história de fundo desenvolvida”. GLAAD também não contou o personagem de Lysette em sua lista de personagens LGBTQ, já que ela não foi identificada como trans no filme. Em John Wick, Kate Dillon interpretou A Juíza, mas “nada no filme indica que A Juíza é não binária para o público”.
“O cinema tem o poder de educar, esclarecer e entreter o público em todo o mundo e, no clima político e cultural atual de divisão, devemos priorizar as histórias LGBTQ e as de todas as pessoas marginalizadas”, disse Sarah Kate Ellis, presidente e CEO da GLAAD, em “Apesar de ver uma alta porcentagem recorde de filmes com LGBTQ este ano, a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de representar de maneira justa e precisa a comunidade LGBTQ”.
O GLAAD aponta várias oportunidades para os filmes em 2020 para melhorar a representação LGBTQ, e ainda assim o cenário de Hollywood este ano foi fechado pela pandemia de coronavírus.
Recentemente, a Netflix lançou o Disclosure , um documentário sobre representação trans na mídia que explica o significado da visibilidade. Nick Adams e Alex Schmider, do GLAAD, trabalharam no filme.
“Se os estúdios de cinema querem permanecer relevantes para o público de hoje e competir em um setor que enfatiza a diversidade e a inclusão”, diz Ellis, “eles precisam reverter urgentemente o curso sobre a representação decrescente de mulheres LGBTQ e pessoas de cor, bem como os ausência completa de caracteres trans. “
Fonte: EW