A autora de “Harry Potter“, J.K. Rowling, está de volta aos holofotes depois de afirmar no Twitter que os jovens estão sendo “desviados” de hormônios e cirurgias que podem não ser do seu interesse e comparando as medidas à “terapia de conversão”.
“Muitos, inclusive eu, acreditamos que estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays, que estão sendo colocados em um caminho de medicalização ao longo da vida que pode resultar na perda de sua fertilidade e / ou função sexual completa”, tuitou Rowling. .
Rowling estava respondendo a um post de 4 de julho do usuário do Twitter @TrinerScot, que chamou a atenção da autora de ter “curtido” um post do usuário do Twitter @Manaxium que alegava que as prescrições hormonais eram “os novos antidepressivos”. “Sim, às vezes são necessárias e salvam vidas, mas devem ser o último recurso – não a primeira opção. Preguiça pura para aqueles que preferem medicar a dedicar tempo e esforço para curar a mente das pessoas ”, dizia o post.
O post do @TrinerScot abaixo diz: “Quem tinha dinheiro com JK Rowling para apoiar aqueles que chamam as pessoas que tomam medicamentos para saúde mental como ‘preguiçosas’? Tomo remédio diário para funcionar, esse sentimento é mais ofensivo, é ativamente prejudicial para milhões.”
No primeiro dos 11 tweets, Rowling começou sua resposta ao @TrinerScot com: “Eu ignorei os tweets falsos que me foram atribuídos e dei RT amplamente. Eu ignorei o pornô twittado em crianças sobre a sua arte. Eu ignorei ameaças de morte e estupro. Não vou ignorar isso.“
“Quando você mente sobre o que eu acredito sobre medicamentos para a saúde mental e quando deturpa os pontos de vista de uma mulher trans por quem não sinto nada além de admiração e solidariedade, você cruza a linha”, continuou Rowling.
Rowling continua escrevendo sobre seus “próprios desafios de saúde mental” e expressou preocupação com jovens com problemas de saúde mental “sendo desviados para hormônios e cirurgia quando isso pode não ser do seu interesse”, antes de twittar sobre terapia de conversão. Rowling cita um documentário da BBC e vários estudos sobre o assunto.
“Nada disso pode incomodá-lo ou perturbar sua crença em sua própria justiça. Mas, nesse caso, não posso fingir que me importo muito com a sua opinião ruim sobre mim ”, conclui Rowling.
Respondendo ao tweet de Rowling, a modelo transgênero e ativista Munroe Bergdorf twittou: “JK Rowling não é um cientista. Ela não é uma doutora. Ela não é especialista em gênero. Ela não é uma apoiadora da nossa comunidade.“
“Ela é uma mulher branca bilionária, cisgênero, heterossexual, que decidiu que sabe o que é melhor para nós e nossos corpos. Esta não é a luta dela.“
Rowling tem sido notícia nas últimas semanas por suas opiniões sobre a comunidade trans e tem enfrentado uma reação considerável.
Fonte: Variety