Com Hollywood temporariamente em espera devido a uma pandemia global, Space Force da Netflix apareceu em um momento oportuno, dando aos cinéfilos e aos presos em quarentena algo novo para assistir. Acontece que o gigante do streaming pode ter derrotado alguém importante – o ramo das forças armadas com o nome da série – pelo soco na terra de marcas registradas e direitos autorais. Como evidenciado por um novo relatório do THR no fim de semana, a Netflix já garantiu marcas comerciais para o programa em vários territórios internacionais, incluindo grande parte da Europa, Austrália e México. No entanto, nos EUA, a história é bem diferente – a Força Aérea dos Estados Unidos possui o único pedido de marca registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.
“No momento, não temos conhecimento de nenhum conflito de marca registrada com o programa fictício Space Force produzido pela Netflix”, disse um porta-voz da Força Aérea ao site. “Desejamos à Netflix e aos produtores do programa o melhor em sua representação criativa do mais novo ramo militar do país”.
Caso isso ocorra, especialistas jurídicos sugerem que a Netflix venceria as Forças Armadas dos Estados Unidos em uma batalha de marcas registradas. O escritório de marcas registradas opera com base no “primeiro uso”, o que significa que a entidade que usa um nome no comércio tem prioridade sobre uma reivindicação de marca registrada, independentemente de quando o pedido de marca registrada é arquivado. Há evidências de que a Netflix começou a usar a marca registrada em certos mercados já em janeiro de 2019, muito antes de o governo dos Estados Unidos atribuir oficialmente um nome ao ramo militar.
“Aqui, o ramo é tão novo, o ramo executivo, tão comercializado, e o comandante em chefe, tão em busca de atenção, que não tenho certeza de que podemos saber o que esperar”, disse o advogado Ed Timberlake.
Veja tudo o que sabemos sobre a segunda temporada de Space Force
Criada por Carell e Greg Daniels (The Office), Space Force é um novo tipo de comédia sobre o ambiente de trabalho, onde os riscos são altos, e as ambições ainda mais.
John Malkovich, Diana Silvers, Tawny Newsome e Ben Schwartz estão no elenco da série, que tem a participação especial de Lisa Kudrow, Jimmy O. Yang, Noah Emmerich, Alex Sparrow e Don Lake. A produção executiva é de Howard Klein/3Arts (The Office).
A primeira temporada já está disponível na Netflix.