Mark Wahlberg agora está sendo acusado de tentar editar sua própria página na Wikipedia depois que seu histórico de crimes de ódio ressurgiu na internet. Wahlberg tentou apoiar o movimento Black Lives Matter no Twitter na quinta-feira, mas a rede social rapidamente levantou os três crimes de ódio pelos quais ele foi condenado quando adolescente. Com todos os olhos em sua biografia online, alguns alegaram ter visto mudanças suspeitas em sua página da Wikipedia.
Wahlberg é conhecido como uma estrela pop que virou estrela de filmes de ação para a maioria, mas os fãs não precisaram se aprofundar para encontrar evidências de seu racismo passado. Como muitas pessoas ficaram chocadas ao descobrir, a página de Wahlberg na Wikipedia tem uma seção inteira intitulada “Crimes de Ódio”, detalhando seu violento assédio a crianças afro-americanas em uma praia de Massachusetts em 1986 e seus dois ataques a homens americanos vietnamitas em 1988. Também descreveu tentativa de obter um perdão formal por esses crimes e a controvérsia em torno dessa tentativa. Tudo isso lançou uma sombra sobre seu tweet sobre George Floyd no início do mês.
“O assassinato de George Floyd é de quebrar o coração. Nós devemos todos trabalharmos juntos para consertar este problema. Eu estou orando por todos nós. Deus abençoe. #VidasNegrasImportam”
À medida que a reação aumentava, os usuários ficaram surpresos ao ver mudanças surgindo na página da Wikipedia de Wahlberg. A seção “Crimes de ódio” foi alterada para “Controvérsia”. Também foi movido mais para baixo na página da web, tornando-se um subtítulo em vez de uma seção em si. A seção foi alterada novamente no momento da redação deste documento para ser intitulada “Incidentes raciais”.
O conteúdo da seção também foi ligeiramente alterado, embora todos ainda tenham as mesmas citações primárias de antes. A inscrição agora especifica a idade de Wahlberg no momento de cada incidente – ele tinha 15 anos em 1986 e 17 em 1988. Também observa que Wahlberg estava “chapado no PCP” quando atacou dois homens vietnamitas americanos em um dia, gritando palavras racistas o tempo todo.
Apesar dessas edições, atualmente a inscrição ainda inclui condenações de uma das crianças afro-americanas atacadas por Wahlberg e de um dos promotores contra ele, Judith Beals. Em 2018, Beals disse ao Washington Post: “Wahlberg nunca reconheceu a natureza racial de seus crimes”, acrescentando: “um perdão público formal destacaria muito claramente que se você é branco e uma estrela de cinema, um padrão diferente se aplica. É isso mesmo o que Wahlberg quer?
Críticos especulam que essa edição repentina de uma entrada antiga da Wikipedia possa ter sido feita pelo próprio Wahlberg ou por alguém de sua equipe. As edições também parecem ser contestadas pela vasta rede de moderadores da Wikipedia, pois a seção “Incidentes raciais” agora tem um aviso no topo, mostrando que foi alterada em junho de 2020.
Até agora, Wahlberg e seus representantes não comentaram as edições da Wikipedia, de acordo com um relatório da The Blast. A publicação de Wahlberg “Black Lives Matter” permanece no Twitter, mesmo quando as condenações continuam a chegar às respostas.
Fonte: PopCulture