Desde que a pandemia do coronavírus envolveu o mndo em março, a Hollywood Foreign Press Association atualizou suas regras do Globo de Ouro várias vezes. Em 26 de março, declarou que os filmes poderão temporariamente se qualificar para a melhor consideração de filme, mesmo que sejam exibidos pela primeira vez em outro lugar que não seja um cinema. Em 8 de maio, suspendeu o requisito de cinemas de filmes que também não estão no idioma inglês.
Agora, a HFPA anunciou uma série de outras revisões de suas regras para a próxima temporada de prêmios – só que desta vez, eles não têm nada a ver com a pandemia.
As novas alterações pertencem à série de antologias. Houve uma falta de clareza sobre onde programas desse tipo – que ressurgiram nos últimos anos – eram elegíveis para competir, em série dramática ou na série limitada ou filme feito para as categorias de televisão, já que alguns, como o American Horror Story do FX, oferecem histórias diferentes com pessoal semelhante temporada a temporada, e outras, como Black Mirror da Netflix, oferecem histórias diferentes com pessoal diferente episódio a episódio.
O HFPA determinou que as séries de antologia serão acomodadas com a expansão da categoria de Melhor Série limitada / Filmes para TV, para se tornarem as melhores séries limitadas de televisão, séries de antologia ou filme para televisão e as categorias de atuação principal.
E os artistas coadjuvantes das séries de antologia – definidos como aqueles que aparecem em menos de 50% do tempo de execução da série de antologia – competirão ao lado dos artistas de todo tipo de TV em um único melhor desempenho unificado de um ator em um papel coadjuvante em televisão e melhor desempenho de uma atriz em um papel coadjuvante na televisão.
Em um nível prático para esta temporada de premiações, isso significa que a última temporada de Black Mirror competirá contra séries limitadas e filmes de TV no Globo de Ouro – mesmo que a Academia de Artes e Ciências de Televisão tenha determinado que deveria competir como uma série dramática na corrida do Emmy. Isso também significa que todos os artistas da última temporada de Black Mirror serão elegíveis para uma indicação de ator apenas nas categorias de coadjuvante que abrangem trabalhos em todos os formatos de TV.
O HFPA também alterou outra regra, em relação aos filmes estrangeiros: filmes em língua estrangeira agora podem se qualificar para Consideração do Globo de Ouro, mesmo que não tenha sido liberado em seu país de origem “se a censura impedir que ele seja liberado em seu país de origem, desde que tenha sido liberado por uma semana em outro país durante o período de qualificação e que atenda ao outro critérios de elegibilidade”.
Tina Fey e Amy Poehler estão programadas para apresentar o 78° Globo de Ouro em uma data em 2021 que ainda não foi anunciada.
Fonte: THR