Segundo informações da Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está considerando adiar a premiação do 93º Oscar.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, dizem que os planos definitivos estão longe de serem concretos neste momento. A transmissão está marcada para 28 de fevereiro de 2021, na ABC .
“É provável que eles sejam adiados”, disse uma das fontes familiarizadas com o assunto à Variety.
No entanto, essa pessoa alertou que os detalhes, incluindo possíveis novas datas, ainda não foram totalmente discutidos ou propostos formalmente. Outra fonte diz que a data não mudou no ABC.
Quando novas mudanças temporárias de regra para elegibilidade ao Oscar foram anunciadas em abril por causa do COVID-19, o presidente da Academia, David Rubin, disse que era muito cedo para saber como a transmissão do Oscar em 2021 poderia mudar após a pandemia.
“É impossível saber qual será a paisagem”, disse ele. “Sabemos que queremos celebrar o filme, mas não sabemos exatamente de que forma ele será.”
De acordo com as regras usuais, um filme deve ter uma apresentação nos cinemas de sete dias no Condado de Los Angeles para se qualificar para a elegibilidade ao Oscar. Mas para este ano, os filmes lançados digitalmente podem se qualificar se o estúdio originalmente planejasse um lançamento nos cinemas. “Acho que todo mundo simpatiza com a situação dos cineastas e estamos aqui para apoiar nossos membros e a comunidade cinematográfica”, disse Rubin. “Faz sentido quando realmente não sabemos o que está por vir em termos de disponibilidade de exibição nos cinemas. … Precisamos fazer concessões apenas para este ano e durante esse período em que os cinemas não estão abertos, para que um excelente filme possa ser visto e comemorado.”
As novas mudanças nas regras também incluem a possibilidade de realizar exibições qualificadas para o Oscar em Nova York, Chicago, Miami, Atlanta e Bay Area, em vez de apenas em Los Angeles.
Não está claro se o adiamento do Oscar também significará que a Academia permitirá que os filmes lançados após o prazo final do ano se qualifiquem para o Oscar de 2021.
Fonte: Variety