A Netflix conquistou os direitos do livro de Jere Longman, “The Girls of Summer: The U.S. Women’s Soccer Team and How It Changed the World” para se transformar em um longa-metragem. O projeto se concentrará na equipe de futebol feminino dos EUA em 1999, após sua jornada para a Copa do Mundo Feminina e seu sucesso inovador.
A produtora de “O Destino de Uma Nação”, Liza Chasin, produzirá juntamente com Hayley Stool da Ándale Productions e Ross Greenburg da Ross Greenburg Productions. Stool optou pelo livro e garantiu direitos de vida a oito jogadoras do time de futebol americano. Margaret Chernin, da 3dot, trabalhará em estreita colaboração com Chasin no projeto. A presidente e CEO da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 1999, Marla Messing, Jill Mazursky e Krista Smith serão os produtores executivos.
Embora não tenha sido a primeira Copa do Mundo da seleção feminina de futebol, a corrida pelo campeonato ajudou a trazer a organização aos holofotes pela primeira vez. A equipe dos EUA venceu a China na final nos pênaltis com a imagem icônica de Brandi Chastain arrancando sua camisa depois de selar a vitória com o chute final e colocar a equipe nos livros de história.
“Como fã de futebol de longa data, ainda me lembro de assistir a um jogo inovador na Union Square“, disse Tendo Nagenda, vice-presidente da Netflix Films. “Quando me mudei para o Uganda na adolescência, jogar futebol era uma maneira importante de conhecer crianças da minha idade (mesmo que nossas bolas fossem feitas de folhas secas de bananeira). Isso também aconteceu quando deixei meu primeiro emprego em Los Angeles para assistir às aulas de verão na cidade de Nova York em 1999. Entre roubos e locações, minhas colaboradoras e eu estávamos do lado de fora dos bares para assistir à série da Copa do Mundo Feminina. Observar a equipe dos EUA naquele verão me fez esquecer que não tinha dinheiro e pouco mais que um sonho para me alimentar. Essa equipe, esse objetivo e a reação inesquecível de Brandi Chastain – na qual ela arrancou a blusa e caiu de joelhos de espanto – me fizeram acreditar que eu poderia fazer qualquer coisa, e fazer do meu jeito. ”
A equipe foi destacada anteriormente no documentário da HBO “Dare to Dream: The Story of the Women’s Soccer Team”, que era uma história de todo o programa – e não apenas da equipe de 1999 -, enquanto esse novo projeto marca o primeiro recurso dedicado inteiramente a a equipe de 1999.
Fonte: Variety