A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ajustou suas regras de elegibilidade ao Oscar após a pandemia de coronavírus.
Durante uma reunião na terça-feira, o conselho de governadores aprovou uma suspensão temporária da exigência de que um filme precise de uma exibição nos cinemas de sete dias em um teatro comercial no Condado de Los Angeles para se qualificar para o Oscar.
Em vez disso, os filmes poderão ser lançados digitalmente sem serem exibidos nos cinemas. No entanto, isso não significa que qualquer filme que estreia em um serviço de streaming seja elegível ao Oscar. Para ser considerado, o filme transmitido já deve ter um lançamento nos cinemas planejado. O filme também deve ser disponibilizado no site de streaming exclusivo para membros da Academy Screening Room dentro de 60 dias após o streaming do filme ou o lançamento em VOD.
“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema“, disse o presidente da Academia, David Rubin, e o diretor executivo, Dawn Hudson, em comunicado. “Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia historicamente trágica do COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca.”
Quando os cinemas puderem reabrir, a janela de sete dias será novamente necessária para a elegibilidade. Os filmes que já foram transmitidos no streaming não terão que ser divulgadas nos cinemas. Quando os cinemas reabrirem, a Academia também expandirá o número de cinemas qualificados além do condado de Los Angeles para incluir locais na cidade de Nova York, Bay Area, Chicago, Miami e Atlanta.
A Academia também anunciou que eliminará uma categoria do Oscar. As categorias de mixagem e edição de som serão combinadas em um único prêmio, reduzindo o número total de categorias apresentadas no programa para 23.
Além disso, pela primeira vez, todos os membros da Academia serão convidados a participar da rodada preliminar de votação de longas-metragens internacionais. Os membros deverão cumprir um requisito mínimo de visualização para poder votar.
Na categoria de partitura original, o conselho votou que uma partitura deve conter no mínimo 60% da música original. Além disso, para sequências e filmes de franquia, uma pontuação deve ter no mínimo 80% de músicas novas.
De acordo com os esforços contínuos da Academia para ser mais sustentável, o conselho também votou na eliminação de leitores de DVD. Como o edital da academia de TV, os envios de DVDs serão banidos após este ano. Em outubro, a Academia expandiu sua plataforma Streaming Room para incluir os melhores candidatos a filmes após a adição de documentários, filmes de animação e curtas-metragens. Os distribuidores pagam US$ 12.500 por filme para exibição na plataforma.
A transmissão do 93º Oscar será transmitida no dia 28 de fevereiro de 2021.
Fonte: Variety