Hoje, 22 de abril de 2020, o Dia da Terra completa o seu 50º aniversário. Criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, a ideia por trás dessa data é criar uma conscientização coletiva acerca da importância de pautas ambientais, assim como incentivar medidas que visam a resolução de muitos problemas ecológicos que o nosso planeta vem enfrentando.
No Cinema, o meio ambiente é tema recorrente. Muitos estúdios e realizadores utilizam-se desse espaço para expor as consequências das ações humanas sobre a fauna e a flora do nosso planeta. Pensando nisso e levando em conta o cenário atual, propício para reflexão, elaboramos uma lista com cinco filmes para assistir no Dia da Terra:
1 – Wall-E (2008)
O simpático Wall-E, da Pixar, apresenta um futuro nem um pouco animador. Após a raça humana ter produzido quantidades absurdas de lixo, a Terra se tornou um lugar inabitável para a nossa espécie. Por conta disso, a população se vê obrigada a morar em uma nave espacial enquanto robôs ficam responsáveis por limpar toda a sujeira, até que nosso planeta volte a ter as condições necessárias para existência humana.
Entretanto, isso acaba levando mais tempo do que o esperado. As máquinas, aos poucos, deixam de funcionar. Assim, todas as esperanças da humanidade são colocadas na lataria de um único robozinho remanescente: Wall-E. Sozinho na Terra, o protagonista desempenha a sua função incansavelmente, até que sua vida sofre uma grande reviravolta com a chegada de uma nova companheira.
Onde assistir: sáb (25/04) e dom (26/04), 12h40min e 12h, respectivamente, no Warner Channel (horário de Brasília).
2 – Princesa Mononoke (1997)
A preocupação com pautas ecológicas nos filmes de Hayao Miyazaki é evidente mesmo para aqueles que conhecem o trabalho do diretor de forma superficial. Assim, com Princesa Mononoke, um dos mais famosos do Studio Ghibli, não poderia ser diferente. Na trama, um príncipe é amaldiçoado por um enfurecido deus da floresta que ataca a sua aldeia. Por conta disso, embarca em uma jornada em busca da ajuda de poderes antigos, e assim acaba conhecendo Mononoke. Após suas realidades se cruzarem, uma história épica é iniciada, com a natureza sendo o ponto central de toda a narrativa.
Onde assistir: Netflix.
3 – Avatar (2009)
Como se os danos causados em nosso próprio planeta já não fossem o bastante, em Avatar a ganância humana coloca o distante planeta de Pandora em risco. O objetivo da expansão humana por Pandora é a mineração de um importante recurso. Entretanto, o local já é habitado por uma outra raça: os Na´Vi. Sendo assim, para se misturarem aos nativos dessa região, avatares são criados para os humanos, e assim eles podem adentrar o planeta em corpos iguais aos dos Na´Vi, misturando-se a este povo.
Ao longo de todo o filme de James Cameron (Titanic) nós acompanhamos a incessante batalha dos Na´Vi pela conservação de seu planeta. A conexão do povo de Pandora com a natureza do local, juntamente com o visual deslumbrante do filme são, sem dúvidas, os destaques dessa grande obra de Cameron.
Onde assistir: Google Play Filmes.
4 – Bee Movie – A História de Uma Abelha (2007)
Quando o assunto é meio ambiente, as abelhas acabam se tornando personagens muito importantes. Isso porque o seu trabalho é fundamental para os mais variados ecossistemas, uma vez que a polinização é uma etapa essencial na reprodução de muitas plantas. A população de abelhas no mundo diminui cada vez mais, e isso é algo extremamente preocupante. Por isso, devemos nos atentar para essa questão.
Um filme que retrata muito bem a importância desses seres para o planeta é Bee Movie – A História de uma Abelha, da Dreamworks. Na trama, Barry, uma jovem abelha, não se enquadra na “vida em colmeia” e decide se aventurar pelo mundo dos humanos. Com isso, Barry acaba descobrindo que grande parte do mel produzido pelas abelhas é roubado pela nossa espécie. Sendo assim, ele decide dar início a um processo judicial contra a raça humana. O filme traz uma mensagem muito interessante sobre equilíbrio, nos dando um vislumbre assustador de como seria o mundo sem as abelhas.
Onde assistir: Netflix.
5 – O Lórax (2012)
Em uma cidade em que já não existem mais árvores e o oxigênio é comercializado em galões (assim como fazemos com a água), um menino chamado Ted decide partir em uma jornada para realizar o sonho da garota por quem é apaixonado, que é ver uma árvore de verdade. Nessa aventura, ele conhece o misterioso Umavez-ildo, o qual passa a lhe contar sobre como era o mundo antes da extinção das árvores, e sobre como conheceu o guardião da floresta: o Lórax. Utilizando-se de muito humor e cores vibrantes, O Lórax faz com que o espectador reflita bastante sobre a importância das árvores para o mundo.
Onde assistir: Netflix.