A Netflix anunciou terça-feira, 14 de abril, a criação de um fundo de 5 milhões de reais (US $ 1 milhão) para apoiar funcionários locais de produção abaixo da linha e freelancers que não podem trabalhar devido à pandemia de coronavírus.
O auxílio será distribuído pelo Instituto Brasileiro de Conteúdo Audiovisual (ICAB), um braço da principal organização do setor, o Brazil Audiovisual Independent (BRAVI) e ajudará até 5.000 trabalhadores com uma parte do salário mínimo local de US $ 200. O fundo destina-se ao pessoal envolvido nas tarefas de produção, como cinematografia, som, design de arte, maquiagem, cenografia e logística.
O esforço no Brasil faz parte de um fundo mundial de US $ 100 milhões da Netflix anunciado em 20 de março.
Os trabalhadores brasileiros podem se inscrever no site da ICAB a partir de 28 de abril. Um comitê formado por membros da ICAB, BRAVI e Netflix deve responder a cada solicitação dentro de 10 dias.
“Gostaríamos de convidar outros participantes do setor para contribuir com o fundo, projetado exclusivamente para apoiar aqueles que são essenciais para a indústria brasileira de produção”, disse o diretor executivo do ICAB, Mauro Garcia.
O setor produtivo brasileiro está passando pela pior crise em 30 anos. Já estava ferido antes da pandemia de coronavírus, devido a uma disputa com a administração do presidente Jair Bolsonaro, que entre outras medidas atrasou a liberação de financiamento do Estado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o mais importante fundo de incentivo. Com o desligamento de todos os sets de produção e cinemas em março, o setor agora está praticamente paralisado.
A Netflix anunciou em abril de 2019 que tinha 30 séries e filmes originais em alguma fase de produção no Brasil. O foco inicial estava nas séries. A empresa lançou 11 séries originais brasileiras em 2019, a mais popular “Sintonia”, e duas outras séries até agora este ano, Onisciente e Spectros.
O primeiro filme da Netflix no Brasil, “Modo Avião”, de Cesar Rodrigues, lançada em 23 de janeiro de 2020, tornou-se o recurso de idioma não inglês mais popular da Netflix no mundo, assistido por quase 28 milhões de famílias.
Fonte: Variety