Daniel Dae Kim anunciou no Instagram na quinta-feira que testou positivo para coronavírus, abrindo sua jornada para o diagnóstico e pedindo ao público que siga as diretrizes de auto-isolamento.
O ator, que agora está no Havaí e estava lá quando obteve seu teste, estava em Nova York nas últimas semanas, filmando na série da NBC “New Amsterdam”.
“Eu queria que você soubesse que ontem testei positivo para COVID-19, a doença causada pelo coronavírus”, disse ele. Ele observou que “ironicamente” ele estava bancando um médico que “é recrutado para ajudar pacientes durante uma pandemia de gripe”. Ele reconheceu que, quando as notícias da pandemia da vida real estouraram, o programa interrompeu a produção e ele voltou para sua família no Havaí.
“É importante que vocês saibam que eu estava assintomático durante todo esse tempo”, disse ele, embora quando o vôo estava pousando, ele notou “arranhões” na garganta. “Para estar seguro, quando cheguei em casa, coloquei-me em quarentena em um quarto da casa e tentei descansar sozinho“, disse ele.
Foi então que seus sintomas pioraram, incluindo aperto no peito, dores no corpo e febre. Kim compartilha que ele foi a uma “unidade de testes drive-through que havia acabado de abrir em Honolulu”, e o teste foi doloroso – “Eles enfiam um enorme cotonete no nariz e na garganta”, disse ele, mas vale a pena.
Além de se desculpar com o elenco e os membros da equipe, ele pode ter exposto o vírus sem saber e expressando sua gratidão pelos trabalhadores da saúde que tentam impedir a propagação dessa pandemia, ele também usou sua plataforma para enfatizar a importância das precauções de saúde e segurança. A NBC enviou um memorando ao elenco e à equipe de “New Amsterdam” depois que a rede descobriu que Kim havia testado positivo, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.
“Para todos os que estão por aí, especialmente adolescentes e geração de millenials que acham que isso não é sério, saiba que é”, disse ele em seu vídeo de 10 minutos. “E se você tratar isso sem cuidado, está potencialmente colocando em risco a vida de milhões de pessoas, incluindo seus entes queridos. Então, para o bem de todos os outros, siga as orientações: distância social, auto-isolamento, pare de tocar seu rosto e, é claro, lave as mãos. ”
Ele também falou contra a discriminação e a violência que as pessoas de ascendência asiática estão enfrentando em meio ao surto.
“E uma última coisa muito importante: por favor, pare o preconceito e a violência sem sentido contra o povo asiático”, disse Kim. “Vencer idosos aleatoriamente, às vezes asiáticos sem-teto, é covarde, comovente e indesculpável. Sim, sou asiático e tenho coronavírus, mas não o recebi da China. Eu consegui na América. Na cidade de Nova York. E apesar do que alguns líderes políticos querem chamar, não considero o lugar de onde é tão importante quanto as pessoas que estão doentes e morrendo. Se o fizesse, chamaria isso de vírus de Nova York, mas seria bobagem. O ponto é que o xingamento não nos leva a lugar algum. O que importa é a melhor forma de cuidar de nós mesmos e uns dos outros. ”
Kim é a mais recente celebridade a tornar público com um diagnóstico, seguindo nomes como Kevin Durant, Tom Hanks e o ator de “Game of Thrones” Kristofer Hivju. Ele disse que debateu a abertura de capital com o diagnóstico, devido à reação que outros receberam por fazê-lo – citando gritos de “tratamento especial” como parte dessa discussão.
“Deixe-me dizer que nunca pedi ou esperava tratamento especial de ninguém”, disse ele. “E deixe-me acrescentar que acredito que a assistência médica para todos é um direito, não um privilégio. E não apenas assistência médica, mas assistência médica de qualidade. Todos que cumprem as qualificações a serem testadas devem ser. Porque o vírus não se importa com raça ou gênero, religião, orientação sexual, se você é rico ou pobre, ou seu status de imigração. Só parece que nos preocupamos com isso.“
Fonte: Variety