As filmagens das sequências de Avatar de James Cameron na Nova Zelândia foram interrompidas devido às tentativas do país de impedir a propagação do coronavírus.
O produtor Jon Landau confirmou ao New Zealand Herald que haveria um atraso para um bloco de filmagens que aconteceria no Stone Street Studios, em Wellington, em abril.
A Weta Digital, com sede em Wellington, continuará trabalhando nos efeitos visuais dos filmes, orçados em US $ 1 bilhão (NZ $ 1,65 bilhão).
As longas sequências de Avatar de 2009 deveriam ser concluídas até o final de 2020, com o trabalho em um total de quatro filmes sendo feitos simultaneamente. Atualmente, Avatar 2 tem uma data de lançamento em 17 de dezembro de 2021, com as três sequências a serem lançadas em dezembro de 2023, dezembro de 2025 e dezembro de 2027.
“Adiamos. Nós tínhamos planos de descer na sexta à noite com um grupo de pessoas e começar de novo, e tomamos a decisão de adiar e continuar trabalhando aqui [Los Angeles] e descer um pouco mais tarde do que tínhamos planejado”, disse Landau ao Herald.
“Estamos no meio de uma crise global, e isso não é sobre a indústria cinematográfica. Acho que todo mundo precisa fazer agora o que pudermos, como dizemos aqui, para achatar a curva do [coronavírus]”.
Landau disse ao Herald que não poderia dar uma resposta sobre quando a produção na Nova Zelândia seria retomada, mas estava reavaliando o cronograma de produção “todos os dias, porque é assim que as coisas mudam rapidamente”.
Ele acrescentou que agora é a prioridade da produção obter o maior número possível de minutos de trabalho de efeitos visuais na Weta Digital para concluir.
“Tentamos monitorar tudo isso, ver as coisas e pensar no que é do melhor interesse de nossa equipe. Eu chamo isso de nossa família Avatar. Isso é realmente primordial para nós acima de qualquer coisa”, disse Landau.
Um membro da equipe contatado pelo Herald disse que estava aguardando a confirmação dos atrasos. “No momento, ainda está tudo no ar. Descobriremos nos próximos dias por e-mail. Ainda não é uma estação de pânico, mas tenho certeza de que algo acontecerá. A produção nos apoia muito.” Não estamos sendo demitidos, está em espera, então eles ainda estão comprometidos em filmar aqui, tanto quanto eu sei.”
As sequências de Avatar são as últimas filmagens internacionais a terem a produção interrompidas devido à disseminação global do vírus. A adaptação de US$ 1 bilhão da Amazon para O Senhor dos Anéis, que também está sendo filmada na Nova Zelândia, foi suspensa. Na Austrália, testes positivos e preocupações com o coronavírus viram a produção da cinebiografia de Elvis Presley, de Baz Luhrmann, e no filme Shang-Chi da Marvel pararem. A série de fantasia da Netflix, The Witcher, interrompeu sua produção no Reino Unido, e Bollywood parou as filmagens até o final de março.
Na terça-feira, a Nova Zelândia tinha um total de 12 infecções confirmadas por coronavírus. O governo do país agiu agressivamente para conter o surto. Na segunda-feira, a Nova Zelândia começou a exigir que viajantes de qualquer parte do mundo, exceto os países vizinhos das Ilhas do Pacífico, ficassem em quarentena por 14 dias após a chegada ao país. O governo de Wellington apresentou um pacote de apoio de NZ $ 12,1 bilhões (US $ 7,3 bilhões) para a economia da Nova Zelândia, com quase metade do estímulo destinado a pacotes de subsídio para empresas e trabalhadores afetados por coronavírus.
Neste vídeo falamos um pouco sobre os impactos do coronavírus na indústria: