Cinema na China tenta reabrir após quarentena, mas ninguém aparece

Pelo menos um cinema no extremo oeste da China reabriu oficialmente suas portas na segunda-feira, depois de fechar por quase dois meses devido a medidas de prevenção de coronavírus, mas nenhum espectador foi no primeiro dia.

O Zhongying Golden Palm Cinema em Urumqi, na capital da China vasta região noroeste de Xinjiang, tentou uma suave re-abertura na segunda-feira pela primeira vez desde 26 de Janeiro, anunciando 22 sessões programadas em seus meios de comunicação oficiais na noite anterior.

Ele optou por executar uma seleção de quatro títulos chineses – dois filmes patrióticos feitos para elogiar o Partido Comunista, “Liberation” e “My People, My Country”, o thriller policial “Sheep Without a Shepherd” e a animação animal “Spycies” – e quatro outros títulos de animação chinesas para crianças, incluindo três da franquia de baixo orçamento “Alibaba”. Os pais que são assinantes do cinema podem trazer seus filhos e assistir gratuitamente, enquanto os não-membros são solicitados a pagar uma taxa nominal de RMB10 (R$ 7,09).

Mas, à noite, nenhum espectador havia chegado, disse um homem com o sobrenome Ding, encarregado das operações de cinema do país, que disse à emissora chinesa Sohu Entertainment que “a conscientização de todos sobre as medidas de prevenção do vírus continua muito forte”.

Até a meia-noite de domingo, a região de Xinjiang não teve novos casos confirmados de coronavírus por 27 dias consecutivos. A Golden Palm planeja reabrir depois de receber avisos de que não há problema em fazê-lo tanto pelo governo local quanto pelo departamento de propaganda local.

“Não podemos ficar fechados para sempre. Só podemos cooperar com os avisos, testar um pouco a situação e ver que feedback recebemos do público”, disse Ding, acrescentando que outros quatro ou cinco cinemas em Urumqi também estavam fazendo tentativas de reabrir.

Mas sem um público pagante, seu cinema está perdendo muito mais dinheiro ficando vazio do que faria se permanecesse fechado. “Se não há novos filmes, não faz diferença se estamos abertos ou não. No momento, temos apenas esses poucos filmes; temos que esperar e ver se haverá novos filmes lançados”.

“My People, My Country” está nos cinemas chineses continuamente desde 30 de setembro, enquanto “Sheep Without a Shepherd” foi exibido desde meados de dezembro até os cinemas fecharem no final de janeiro.

Atualmente, o Golden Palm conta com apenas três pessoas, que se esforçam para desinfetar as instalações antes e depois de cada triagem. Os espectadores terão sua temperatura medida antes de entrar e devem usar máscaras. Eles foram aconselhados a comprar cadeiras espaçadas.

Ding disse que optou por não abrir a emissão de bilhetes online porque um excesso repentino de clientes também não seria bom. “Queremos levar as coisas devagar. Se a reação for boa, reabriremos lentamente pouco a pouco e, se estiver ruim, permaneceremos calados.”

Fonte: Variety

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: